O melhor pedaço da Maçã.

Tata Group tem apoio da Apple para assumir fábrica da Pegatron na Índia

Tada Images / Shutterstock.com
Logo do Tata Group

Após adquirir uma fábrica da Wistron, o conglomerado indiano Tata Group deverá assumir o controle de outras instalações na Índia. Desta vez, está em negociação a única pertencente ao grupo taiwanês Pegatron, na qual são produzidos iPhones.

Publicidade

As empresas estariam em conversas avançadas para que o Tata assuma a fábrica, como repercutido pela Reuters. Sob o prospectivo acordo — que tem apoio da Apple —, as duas firmas formariam uma joint venture, em que a empresa indiana teria ao menos 65% de participação e a taiwanesa, o restante.

Essa joint venture deverá ser a responsável pela administração da fábrica, que fica localizada perto da cidade de Chennai, no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. A Pegatron ainda deverá prestar apoio técnico à operação, além de controlar parte da empresa. A participação do Tata deverá ocorrer por meio do braço Tata Electronics.

A instalação em questão conta com 10 mil funcionários e produz 5 milhões de iPhones por ano. Trata-se da última fábrica do tipo operada pela Pegatron, após a empresa ter passado outras instalações de produção de iPhones, na China, para a Luxshare, em um acordo com valor de US$290 milhões no ano passado.

Publicidade

A fábrica adquirida da Wistron — que fica no estado de Karnataka — é, até então, a única do Tata Group que produz iPhones. A empresa está, porém, construindo outra em Hosur, no mesmo estado de Chennai, que também deverá ser controlada pela joint venture com a Pegatron. Esta, por sua vez, vinha construindo outra fábrica nas instalações em Chennai, também incluída nas negociações.

As conversas entre as companhias deverão ser concluídas em até seis meses. Todos os empregados da Pegatron deverão passar a trabalhar para a joint venture das empresas. As razões para a saída da empresa do setor de fabricação de dispositivos da Apple não são totalmente conhecidas. Ao vender a fábrica na China, a fabricante afirmou que o acordo teria sido feito para levantar capital para otimizar os negócios.

A Índia é essencial para os planos da Apple de diversificação da produção de iPhones, de modo a diminuir a dependência da China em meio a tensões do país com os Estados Unidos. Além do Tata, a Foxconn e a Pegatron fabricam produtos da empresa no país do sudeste asiático.

O Tata é essencial para os interesses da Maçã no país, o qual deverá contribuir com 20-25% da produção total de iPhones neste ano, contra 12-14% referentes a 2023. A aquisição da nova fábrica deverá impulsionar ainda mais as atividades da empresa em matéria de fabricação de dispositivos da Maçã.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

UE avalia decisão da Apple que libera links externos em apps de música

Próx. Post

X (ex-Twitter) libera Chaves-senha para todos os usuários no iOS

Posts Relacionados