O melhor pedaço da Maçã.
humphery / Shuterstock.com
Trabalhador da Foxconn

Lockdowns na China podem causar atraso significativo pra Apple

Os mais recentes lockdowns adotados pelo governo chinês por conta do aumento de casos do novo Coronavírus (COVID-19) no país podem estar prestes a causar atrasos significativos na cadeia de produção da Apple e outras empresas.

Publicidade

Como comentamos na última semana, algumas das principais fornecedoras da Maçã, como a Foxconn, a Pegatron e a Quanta Computer, interromperam (mas já estão retomando) a produção em suas plantas localizadas nas cidades de Xangai e Kunshan, o que poderá afetar as entregas de iPhones, iPads e Macs.

Na última sexta-feira (15/4), de acordo com a Bloomberg, as restrições se expandiram para a Zona Econômica do Aeroporto de Zhengzhou, lar da maior fábrica dedicada à produção de iPhones da Foxconn.

De todos os produtos da Apple, os iPhones e os MacBooks parecem ser os mais afetados pelos fechamentos — com a Pegatron podendo deixar de entregar algo entre 6 e 10 milhões de unidades de smartphones caso as medidas persistam por mais tempo. A Quanta Computer, vale notar, é responsável por 1/4 de todos os notebooks da empresa produzidos globalmente.

Publicidade

Consultado pela Reuters, Eddie Han, analista da taiwanesa Isaiah Research, disse que a Apple poderá reorganizar sua produção para tentar remediar a situação e evitar atrasos mais severos, mas não sem lidar com outros obstáculos.

A Apple pode considerar a transferência dos pedidos da Pegatron para a Foxconn, mas esperamos que o volume possa ser limitado devido à logística e à dificuldade de ajuste do equipamento.

De acordo com representantes da algumas das fábricas, o governo de Xangai chegou a compartilhar um novo plano de reabertura e retomada das atividades, mas sem fornecer uma data especifica.

Para Forrest Chen, gerente de pesquisa da TrendForce, ainda é possível recuperar boa parte dos atrasos caso o lockdown seja suspenso nas próximas semanas. O prazo para isso, no entanto, é um tanto curto.

Publicidade

Se o bloqueio durar mais de dois meses, já não há como recuperar. Nesse ponto, após o fim do lockdown, haveria uma escassez para os usuários finais.

Além da Apple, estão entre as principais afetadas empresas como a Dell e a chinesa Lenovo que, assim como a Maçã, são clientes da Compal Electronics. Metade das fábricas da fabricante, vale notar, ficam em Kunshan — embora a empresa tenha negado ter interrompido a produção.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surfe: Apple TV+ divulga trailer da docussérie “Make or Break”

Próx. Post

Claro tem internet móvel mais rápida do Brasil; iPhones batem Androids em velocidade

Posts Relacionados