O melhor pedaço da Maçã.

iFixit desmonta o novo Mac Pro: “uma aula de reparabilidade” [atualizado: vídeo]

iFixit
Desmonte da iFixit do novo Mac Pro

É bem verdade que nós não precisamos de ninguém para dizer que o novo Mac Pro é uma máquina altamente reparável e personalizável pelo usuário — as próprias imagens oficiais do produto já mostram isso, e a Apple faz questão de destacar o quão fácil é acessar as entranhas do seu novo supercomputador. Ainda assim, como não poderia deixar de ser, a iFixit pôs as mãos na nova criação da Maçã — e foi só elogios.

Publicidade
Desmonte da iFixit do novo Mac Pro

A primeira descoberta interessante do pessoal: ao remover a carcaça de alumínio do computador, toda a energia da máquina é imediatamente cortada pela separação de contatos no botão de liga/desliga. A troca da RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. também não poderia ser mais fácil, exigindo somente que você acione um interruptor e deslize o módulo para fora.

Desmonte da iFixit do novo Mac Pro

Lembra que os pés do Mac Pro podem ser substituídos, ainda na fase de personalização da máquina, por rodinhas que custam US$400? Nós não sabíamos se essa substituição poderia ser feita depois, pelo próprio usuário, mas a iFixit mostra que sim — se você tiver as ferramentas certas. Os pés são fixados à estrutura principal com um parafuso apenas, mas os parafusos ficam posicionados de uma forma extremamente inconveniente dentro das fendas da estrutura. Ou seja, talvez seja mais fácil levar o Mac Pro a uma assistência autorizada para esse processo — mas sim, ele é possível.

Desmonte da iFixit do novo Mac Pro

Removendo uma das enormes ventoinhas da máquina, chegamos ao SSD2Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. da máquina. Ele é modular, mas por ser conectado ao chip de segurança T2, não é substituível pelo usuário — só levando a uma assistência para realizar o procedimento, mesmo. Felizmente, como nota a iFixit, o que não faltam aqui são módulos RAID para você adicionar armazenamento da forma que preferir.

Desmonte da iFixit do novo Mac Pro

Outros pontos interessantes: a torre dianteira de ventoinhas é removida da máquina sem a necessidade de desconectar cabos ou coisas do tipo — os contatos que a fazem funcionar estão no próprio componente. Ah! E *não* há, no computador inteiro, nenhum tipo de filtro de poeira ou detritos — segundo os engenheiros da Apple, a máquina foi projetada de uma forma que eles não se fazem necessários, mas teremos de aguardar para ver se essa assertiva é de fato sólida.

Desmonte da iFixit do novo Mac Pro

No fim das contas, a iFixit deu uma nota 9 (em 10 pontos possíveis) ao Mac Pro no seu índice de reparabilidade — um feito, na minha lembrança, inédito para a Apple. Os engenheiros elogiaram o fato de que a maioria dos módulos podem ser trocados sem ferramentas, com diagramas expostos na própria máquina ou publicados pela Apple na internet; a maioria das peças usa padrões da indústria, tornando as substituições ainda mais fáceis.

Publicidade

Nada mau, hein? 👏🏼

Atualização, por Eduardo Marques 17/12/2019 às 20:27

A iFixit divulgou um vídeo do teardown, confira:

YouTube video

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 2
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPods Pro estão disponíveis para compra no Brasil!

Próx. Post

Tim Cook e ativista Malala falam sobre parceria em universidade dos EUA

Posts Relacionados