E cá estamos nós de novo com as atualizações recentes mais importantes da App Store! Vamos dar uma olhada nelas?
A rede social de fotos e vídeos de Mark Zuckerberg continua lançando novas ferramentas destinadas a acabar (ou ao menos coibir) a nociva prática do bullying dentro dos seus domínios.
No mais novo recurso dedicado a essa missão, a rede passará a identificar expressões potencialmente ofensivas em legendas de postagens — e exibirá ao usuário um aviso perguntando se ele realmente quer prosseguir com aquela publicação ou se ele gostaria de editar o texto considerado ofensivo.

Um recurso semelhante já existia na área de comentários do Instagram, e agora ele está sendo expandido para as legendas das postagens na rede. Segundo a equipe de combate ao abuso do Facebook, a ferramenta tem mostrado resultados promissores, com usuários de fato reconsiderando suas palavras e editando-as para minimizar o teor ofensivo de seus comentários (e agora, legendas).
O novo recurso está sendo liberado em países selecionados, e estará disponível globalmente nos próximos meses.
Pixelmator Pro
Enquanto isso, o popular editor de imagens para Mac ganhou um novo recurso, chamado de ML Super Resolution. Seu nome já entrega sua função: trata-se de uma ferramenta que usa altas doses de aprendizado de máquina para aumentar o tamanho de imagens com menor perda de resolução.

Segundo a equipe do Pixelmator, o algoritmo é capaz de ampliar uma imagem em até 3x a sua resolução original sem perda significativa de qualidade ou nitidez. Obviamente, esses resultados dependem do tipo de imagem com a qual você está trabalhando, mas os exemplos publicados no blog da equipe são impressionantes: quando comparado a algoritmos tradicionais (como o Bilinear ou o Lanczos), o ML Super Resolution apresenta performance muito melhor.

O recurso já está disponível na versão 1.5.4 do Pixelmator Pro.
Speedtest
A nova versão do confiável testador de velocidade da sua internet traz uma improvável novidade: uma prévia antecipada do Speedtest VPN — sim, uma VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual. própria da Ookla. Nós temos um vídeo completo sobre a função e as vantagens de usar um VPN, caso você tenha interesse em saber mais sobre isso.
To Do
Após anunciar a morte do seu antecessor, o Wunderlist, a Microsoft voltou novamente suas atenções ao novo aplicativo de tarefas da empresa. Na versão 2.7, o To Do ganhou integração aos Atalhos da Siri, permitindo que você utilize a assistente para administrar seus projetos e lembretes.
O recurso é personalizável: você pode configurar seus próprios comandos de acordo com as funções que mais utiliza no aplicativo. É possível, por exemplo, criar um atalho para pedir que a Siri abra uma lista específica ou adicione uma nova tarefa a uma determinada lista — tudo usando somente a voz.
A nova versão do To Do traz ainda outras novidades, como uma extensão para o menu “Compartilhar” do iOS, a qual permite que você adicione basicamente qualquer coisa às suas listas/tarefas. A atualização também permite que você desligue as notificações de listas compartilhadas, o que é importante para momentos de paz de espírito.
Notas de rodapé
- 1Virtual private network, ou rede privada virtual.