O melhor pedaço da Maçã.

Apple fala sobre a segurança dos seus produtos e sistemas

Para entender melhor todos os recursos de proteção e segurança da empresa
Apple e segurança

Já há alguns anos, a Apple mantém um Guia de Segurança do iOS, que é atualizado periodicamente detalhando os recursos de segurança do sistema para donos de iPhones, iPads e iPods touch. Agora, a Maçã está expandindo essa iniciativa: a empresa liberou hoje o Guia de Segurança das Plataformas da Apple (Apple Platform Security Guide), um extenso documento cobrindo detalhadamente as ferramentas de proteção e segurança presentes em todos os seus produtos, sistemas e serviços.

Publicidade

O documento, por enquanto disponível apenas em inglês, é apresentado por meio de um arquivo PDF com mais de 150 páginas. A Apple, entretanto, resolveu facilitar a vida dos usuários e liberou, também, uma nova página no seu site condensando as informações em cinco pontos principais.

Segurança de hardware

Na seção dedicada à segurança de hardware, a Maçã fala sobre elementos como a Secure Enclave e o chip T2, responsáveis pela administração dos dados biométricos dos usuários e pela criptografia dos seus dados; ela explica, também, o funcionamento dos seus sistemas de identificação — o Touch ID e o Face ID.

Segurança dos sistemas

Na seção de segurança dos sistemas, a Apple descreve o processo de boot, as atualizações de software e a operação contínua dos seus sistemas operacionais, destacando que esses elementos se conectam para criar uma “corrente” de segurança.

Publicidade

A empresa nota, ainda, que as versões mais recentes do iOS, do iPadOS e do macOS são sempre as mais seguras, e o sistema de atualizações impede que ataques levem uma máquina de volta a uma versão anterior dos SOs para roubar dados.

Proteção de dados e criptografia

Na parte relacionada à proteção de dados e criptografia, a Apple explica que seus sistemas possuem recursos para proteger dados mesmo que uma outra parte da sua fundação seja comprometida. Também há explicações sobre a Data Protection (que protege os dados do iOS e do iPadOS) e do FileVault (responsável pela mesma função no macOS).

Segurança dos apps

Na seção de segurança dos apps, a Apple fala sobre as camadas de proteção que aplica em seus sistemas para impedir que aplicativos potencialmente maliciosos ou mal-construídos representem uma ameaça aos seus usuários. Há explicações sobre o sandbox dos aplicativos no iOS/iPadOS, além do processo de notarização exigido para apps no macOS.

Segurança dos serviços

Na parte de segurança dos serviços, a empresa destaca que seu catálogo (composto por produtos como o iCloud, o Apple Pay, o iMessage e o FaceTime) tem recursos robustos de segurança para proteger e guardar os dados dos usuários.

Publicidade

O documento da Maçã tem, ainda, outras seções destinadas a desenvolvedores ou usuários avançados e empresariais — elas referem-se à segurança na rede, aos kits de desenvolvimento, ao gerenciamento de dispositivos seguros e mais.

Vale a pena dar uma lida em tudo, se você se interessa pelo assunto ou simplesmente quer entender melhor sobre os recursos de segurança da empresa.

via Daring Fireball

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Que tal um desafio do Apple Watch para começar 2020?

Próx. Post

FCC afirma que iPhones *não* emitem radiação acima do permitido

Posts Relacionados