O melhor pedaço da Maçã.

Como usar o Bluetooth do celular para conectar um Mac à internet

Menu de configuração do BluetoothEis a situação: você sai de viagem, munido de um notebook Apple com Bluetooth e um celular com a mesma tecnologia de conexão, além de acesso à internet GPRS no telefone. Chega no hotel, e precisa ver aquele email que contém uma informação essencial para que sua viagem não vá por água abaixo. Contudo, o hotel não tem rede com ou sem fio, e não há nenhuma Wi-Fi desprotegida ao redor. Que fazer? Simples, basta configurar o computador para conectar-se à internet através do seu celular!

Publicidade

A operação quase sempre funciona, mas depende de alguns fatores essenciais, como compatibilidade do telefone com o notebook, um sistema operacional atualizado, e que a operadora do celular permita essa conexão, quase sempre via GPRS. Sem contar que, uma vez funcionando, é necessário ter muito cuidado para não levar um susto ao receber a conta no final do mês, pois esse serviço ainda não é tão barato assim, inclusive em países que já contam com a tecnologia há mais tempo. E a velocidade de navegação é pior que os 56Kbps que ainda resistem nos computadores com fax/modem. Tende a uns 35Kbps.

Então, com um punhado de paciência, uns reais a mais no bolso e um celular, para conectar, digamos, um MacBook básico à internet, basta realizar o processo a seguir.

Primeiro, você deve ir ao menu de Bluetooth, ou às Preferências do Sistema, item Bluetooth, e pedir para configurar um novo dispositivo. A imagem acima mostra a opção na barra de menus, para que você tenha uma idéia, e caso isso esteja habilitado nas preferências de Bluetooth.

Depois da janela inicial, aparece uma outra perguntando o que você quer configurar. Escolha Telefone Celular, e dê Continuar. Uma vez encontrado o telefone, que precisa estar com seu Bluetooth ativo e visível, você deve selecioná-lo e ir a Continuar de novo. Lembre-se de colocar um nome no celular, para identificá-lo mais facilmente. O Mac irá buscar informações no aparelho para o próximo passo.

Escolha qual aparelho irá conectar-se por Bluetooth

Escolha qual aparelho irá conectar-se por Bluetooth

Como medida de segurança, para emparelhar dois dispositivos Bluetooth, quase sempre é necessário digitar um código em pelo menos um deles, evitando assim que qualquer pessoa se conecte a qualquer aparelho via Bluetooth. Se não fosse assim, seria muito mais fácil roubar dados, ou como outro exemplo, carros de luxo hoje em dia, já que muitos utilizam esse protocolo de conexão sem fio para abertura de portas e ignição do veículo. O caso aqui é outro, então o código que aparece na tela deve ser digitado no celular.

Ao confirmar todas as perguntas que o telefone faz, o Mac estabelece a conexão, e o botão de Continuar fica habilitado. Clique aí.

Código de segurança para conexão Bluetooth

Código de segurança para conexão Bluetooth

Este é o ponto em que a conexão com a internet será configurada. Se o seu celular for compatível com essa funcionalidade, a opção “Acessar a Internet com os dados de conexão de seu telefone” estará disponível. Para quem quiser ir mais além, há opções de iSync e até de controle do Mac via telefone! Mas nosso interesse agora é outro, passe para a próxima janela com Continuar. Se quiser, desmarque a opção de iSync antes.

Funcionalidades da conexão do Mac com o celular

Funcionalidades da conexão do Mac com o celular

Nesta janela, pode ser que bata algo de receio. Não tenha medo: geralmente clicando em Continuar sem alterar nada já faz o que tem que fazer. O processo de configuração está concluído, agora veja como fazer a conexão à internet.

Configurações avançadas

É bem comum não ter a opção de mostrar o modem no menu do OS X, que poderia ser habilitada na janela acima. Isso permitiria o acesso ao comando de conexão à internet na barra de menus. De qualquer forma, aqui você verá como conectar abrindo as Preferências do Sistema, no menu Apple/Maçã. Escolha Rede.

Preferências do Sistema, Rede

Preferências do Sistema » Rede

Uma das opções à esquerda é de Bluetooth, que vai permitir o acesso ao botão Conectar. Note bem a diferença entre os dois estados, de computador não conectado e conectado.

Computador não conectado à Internet pelo Bluetooth do celular

Após apertar o botão Conectar, aparece uma barra de estado mostrando o nível de dados enviados e recebidos, o tempo de conexão, um endereço IP atribuído ao computador pela operadora do celular, e abaixo, um botão para desconectar, além de uma opção para facilitar o acesso a essa função, mostrando o estado do modem na barra de menus.

Mac e celular conectados à Internet

Pronto! Depois desses passos todos, e chegando à janela acima, você já pode fechar as Preferências do Sistema, abrir Safari, Firefox ou qualquer outro navegador do seu Mac, e entrar na internet. Em poucos instantes ficará clara a lentidão do acesso a diversas páginas, o que realmente força um uso bem calculado dessa funcionalidade. Quando precisei dela, foi só para ler emails e algumas páginas com muito texto, pouca imagem. Pelo que paguei à minha operadora de celular por aqui, compensava mais ter pagado ao hotel pela Wi-Fi deles.

Esse é o mal de não se pesquisar melhor os hotéis antes de viajar, escolhendo um que seja bom, bonito, barato e com Wi-Fi. Contudo, em uma situação, digamos, de emergência, e sem outra saída, a solução de usar Bluetooth e celular com GPRS pode ajudar bastante.

E quais as suas experiências com esse tipo de conexão?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Site da Receita Federal não suporta o Safari [atualizado]

Próx. Post

Bote os seus ícones para voar

Posts Relacionados