O melhor pedaço da Maçã.

Macworld 2008: previsões e possibilidades

Steve jobs durante apresentação na Macworld

Steve jobs durante apresentação na Macworld

A Macworld está chegando — todo mundo sabe, não cansamos de lembrá-los disso não é mesmo? E todo mundo já está fazendo suas previsões por aí.

Publicidade

Então, resolvi fazer as minhas também. Algumas, são iguais. Mas tem algumas coisas diferentes por aí. Acho que vai ser o ano da revolução multi-touch, mas não da forma como todo mundo anda esperando.

Vamos lá. Como todos vocês já sabem, a Apple iniciou um transição em seu estilo de design. Saiu do famoso e marca-registrada branco-acrílico para o prateado do all aluminum — antes reservado apenas para os modelos da linha Pro — com vidro/detalhes preto.

Essa transição começou com o lançamento do iPhone, passou pelo novo iMac e seu teclado, o Apple Keyboard, até chegar ao iPod — que sempre teve um modelo branco desde o seu lançamento. Em todos os modelos, shuffle, nano, classic e touch, o branco foi substituído pelo prata/cinza, preto e pelas cores.

Com isso, ainda existem alguns poucos produtos que permanecem com o famoso branquinho. São eles, o Mighty Mouse, os AirPort Extreme/Express e o MacBook.

Publicidade

Mighty Mouse: ninguém mais aguenta ter que ficar abrindo o bichinho só para limpar a bolinha de scroll (que coisa mais antiquada!) Vocês se lembram do Multi-touch Mouse? Pois é. Acho que chegou a hora… e acho também que deve deixar de ser branco…

AirPort Extreme/Express: esse é só um baita chute mesmo. Deve sofrer apenas uma mudança no seu design e abandonar o branco. No máximo, alguma atualização de hardware para suportar um novo padrão.

Publicidade

Mac mini: tenho quase certeza que não vai sumir de mercado. E nem se fundir com o Apple TV. Ele é o Mac de entrada da Apple. Deve ganhar atualizações de hardware e até de design.

iTunes/iTunes Store: Steve Jobs vai mostrar os grandes números de vendas de músicas/filmes/seriados e depois anunciar o aluguel de filmes! Talvez ainda anuncie que fechou algum acordo com mais uma grande gravadora (será?).

Publicidade

Apple TV: pode adotar drives Blu-Ray, mais provável que seja um drive de DVD normal. Talvez ganhe um HD bem maior. Alguns falam que ele pode ficar ainda mais fino. Com o suporte da iTunes Store com o aluguel de filmes, vai ganhar mais atenção da Apple. Atualmente, ele nem aparece no cabeçalho da página de produtos da Apple.

MacBook: bom, deve ter alguma atualização de processador — embora tenha ocorrido uma recentemente. Acho que também vai dizer adeus ao branco e ao acrílico e mudar para o alumínio prata e para o alumínio preto. Além de uma leve mudança em seu design, todos os modelos podem ganhar telas LED. Pode esquecer o multi-touch. No máximo um multi-touchpad, mas não sei não.

iPhone: não sei do 3G, pode até ser. Mas acho que ele pode adotar os chips Silverthorne da Intel, que foram desenvolvidos para aparelhos móveis — vai anunciar, mas só vai estar disponível no meio do ano. A Apple é a maior consumidora de chips da Intel — dos 210 milhões de chips vendidos ano passado pela Intel, 7 milhões foram comprados pela Apple. Além das vantagens comerciais que a Apple pode conseguir com a Intel, os chips Silverthorne são baseados no x86. O que pode permitir uma melhor facilidade no desenvolvimento de softwares para o iPhone — desenvolvedores terão menos trabalho (ou até mesmo nenhum) para adaptar os aplicativos dos Macs para o iPhone. O update 1.1.3 de firmware virá com certeza (assim espero).

Cinema Displays: não sei se irão ganhar um design totalmente novo. Pode até ser. Talvez um pouco de preto aqui e ali. Devem ganhar câmeras iSight integradas, já que a câmera externa foi retirada de linha pela Apple, e microfones. Talvez apareça algum modelo maior do que 30 polegadas. Nada de multi-touch na tela — Steve Jobs já disse que não tem razão para isso. Eu já odeio quando alguém deixa uma marca de dedo na minha tela, imagina só várias!! Multi-touch Mouse nele!

Mac Pro: um design totalmente novo e remodelado? Acho que não. O atual é bonito e combina perfeitamente com a nova linha all aluminum. Deve ganhar drives Blu-Ray, mas talvez seja apenas como opcional e não padrão. Novos processadores também devem ser incluídos. Mas existe a possibilidade que sejam anunciadas essas mudanças apenas em um evento posterior ao Macworld.

MacBook Pro: novo design. Deve ganhar o novo e surpreendente multi-touchpad. Blu-Ray? Talvez, já que é uma máquina muito utilizada por profissionais da área de vídeo. Multi-touch na tela? Nem pensar! Atualização de processador e de HD com certeza.

MacBook dash/nano/mini: aqui é o X da questão. Muita gente anda misturando as possibilidades dessa maquininha com a de outra possível novidade, o MacTablet. Vamos lá: vai ser super pequena, ultra leve e ultra fina. Deve ter uma tela próxima a 10 polegadas, LED, claro. Nada de HD, drive flash NAND de 32GB ou 64GB. Também deve ganhar os novos chips Silverthorne da Intel, possivelmente a versão Menlow. Todas essas três opções são para manter o consumo de energia e o calor bem baixos. Dizem que não terá drive de DVD interno e sim externo. Mais uma vez, nada de multi-touch na tela. Uma dela touch desse tamanho fará o preço dessa maquina ir lá pra cima — espera-se que o seu preço seja bem baixo, para competir com outras opções UMPC que já existem por aí.

MacTablet: também conhecida como o novo Newton. Esse sim, MacTablet, deverá ter tela multi-touch para explorar toda a maravilha dessa tecnologia. Deverá ter drive flash NAND de 32GB ou 64GB. Deverá rodar o Mac OS X e ainda ter drive de CD/DVD. Também deve vir com os chips Silverthorne da Intel e ter suporte ao Wi-Fi.

É difícil saber se alguma dessas máquinas terá suporte para o possível dock station. Talvez o MacBook Nano ou o MacTablet. Mas é provável que isso nem saia do papel. Ou, talvez, na Macworld de 2009.

Será que eu vou acertar alguma coisa? Se tratando de tio Jobs e Apple, só dia 15 para descobrir. 😀 O que vocês acham?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Um prédio inspirado no Mac mini?

Próx. Post

ColorWare: brincando de colorir seu sonho de consumo

Posts Relacionados