Como sabemos, o Natal é uma das melhores datas para o comércio em geral, e isso inclui o mercado de apps. A cada ano, os gastos de usuários registrados pelas duas maiores lojas de aplicativos do mundo (falo da App Store e do Google Play, naturalmente) aumentam expressivamente, e em 2019 isso não foi diferente.
De fato, os gastos com apps cresceram 11,3% em 2019 e bateram um novo recorde durante o Natal: US$277 milhões, como mostrou uma nova pesquisa publicada pela Sensor Tower.
Especificamente, a App Store acumulou 70% dos gastos totais, embolsando US$193 milhões (um aumento de 16% em relação à mesma data de 2018). Enquanto isso, o Google registrou uma receita de US$84 milhões com sua loja de aplicativos (um crescimento de 2,7% ao ano).
Os jogos, é claro, se mantiveram como a categoria de apps mais lucrativa para ambas as lojas — desses, o jogo PUBG MOBILE foi o mais lucrativo, com uma arrecadação de US$8,5 milhões (431% a mais que no Natal de 2018).

Outros tipos de aplicativos contaram por, aproximadamente, 2% a mais de todos os gastos no último Natal em comparação ao ano anterior, gerando uma receita de US$67 milhões. O aplicativo mais rentável (fora da categoria de jogos) durante o Natal foi o Tinder, que gerou uma receita global bruta de aproximadamente US$2,1 milhões.
No geral, a Sensor Tower atribui o aumento nos gastos (principalmente) aos novos proprietários de dispositivos móveis e às pessoas que receberam cartões-presente. Ainda de acordo com a firma, os gastos com apps (obviamente) crescerão ainda mais, majoritariamente graças ao crescente número de serviços por assinatura, os quais mantêm uma boa base de clientes.
via VentureBeat