Blogueiro “Nerd Pai” é salvo pelo seu Apple Watch [atualizado] Relógio detectou e alertou sobre taquicardia enquanto ele estava apenas andando

Já contamos aqui no site inúmeras histórias sobre o Apple Watch “salvando vidas”, e nós mesmos do MacMagazine periodicamente recebemos casos ocorridos com leitores.

Publicidade

Há algumas semanas, por exemplo, o Luciano Valadão nos informou que seu Apple Watch detectou uma fibrilação atrial e, como ele é medico e tem um amigo cardiologista, conseguiu contornar toda a situação sem nem mesmo ter que ir a um hospital.

Hoje, quem contou uma história similar foi meu amigo Jorge Freire Jr., conhecido pelo seu blog Nerd Pai. No último dia 27, ele estava andando quando começou a receber alertas do relógio sobre batimentos muito elevados (170bpm). Chegou em casa, deitou e, mesmo após meia-hora, ainda se estabilizaram em 160bpm; foi aí que ele decidiu ir buscar ajuda.

Nerd Pai no hospital

No pronto-socorro, confirmou-se a suspeita: o Jorge estava com taquicardia, provavelmente devido à pressão alta. Felizmente, nenhum sinal de infarto.

O médico controlou os batimentos cardíacos por meio de remédio e, desde esse dia, estou bem. Agora farei uma bateria de exames para checar o que pode ter ocorrido. Para os médicos, juntou excessos do fim de ano, stress, ansiedade e a minha burrice de não tomar corretamente meu remédio de pressão.

Por mais que eu cuide da minha alimentação, acabo não tendo cuidado com outras coisas. Esse episódio foi um alerta do meu corpo que preciso mudar. Largar de lado a preguiça e começar a me exercitar (depois do “ok” do cardiologista), controlar mais a minha alimentação e, claro, tomar corretamente meu remédio de pressão.

O Jorge afirma que o Apple Watch pode ter salvado a sua vida pelo simples fato de que, tirando os alertas de batimentos elevados, ele não estava naquele momento sentindo absolutamente nada de errado/diferente. Se não tivesse tratado a taquicardia rapidamente, a coisa poderia ter evoluído para algo (bem) mais grave.

Publicidade

Fica, portanto, a torcida para o processo de homologação/liberação do recurso de eletrocardiograma (ECG) no Brasil não demorar muito mais. A Apple não pode dormir no ponto com algo tão crucial assim, capaz de salvar vidas.


Apple Watch Series 5

Apple Watch Series 5

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 3.599,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 333,25
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável, titânio ou cerâmica
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2019

Botão - Comprar agora

Atualização 06/01/2020 às 14:08

E vejam só, que bacana: o Jorge contou a sua história também num email endereçado a [email protected], e não é que Tim Cook em pessoa lhe respondeu? 😀

O email diz:

Jorge,

Feliz Ano Novo!

Estou muito contente por você estar bem agora. Obrigado por compartilhar sua história conosco — isso nos inspira a continuar progredindo.

Tudo de bom,
Tim

Impressionante Cook ter tempo para ler e responder emails como esse, afinal, são muitas histórias bacanas que devem chegar ao email dele todos os dias.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…