E cá estamos nós, depois de algumas semanas sem novidades na área (desenvolvedores também tiram férias, afinal!), com as novidades recentes mais importantes da App Store! Vamos dar uma olhada nelas?
Telegram
O mensageiro favorito de muita gente chegou à versão 5.13 com uma leva bem interessante de novidades. Uma delas é a nova versão do editor de temas, o qual permite que você adicione, por exemplo, gradientes nas mensagens e nos planos de fundo; você também pode escolher entre vários novos esquemas pré-definidos de cores, caso não queira mexer manualmente em cada coisa.
Outro recurso bem legal é o de “enviar quando online”, que funciona exatamente como o nome diz: ao enviar uma mensagem para alguém, você pode escolher a opção de ter o conteúdo enviado somente quando o seu remetente ficar online no Telegram. Vale lembrar que essa opção só estará disponível se você puder ver o status online da pessoa do outro lado, claro.
Outras novidades incluem uma forma mais fácil de selecionar/enviar o local onde você está e uma visualização em lista da busca por termos dentro de uma conversa. Na nova versão, o Telegram ainda adiciona recursos para podcasts e áudio-livros, adicionando um botão de velocidade 2x e lembrando o lugar onde você parou no caso de áudios com mais de 20 minutos.
No iOS, especificamente, temos agora a opção de escolher o navegador padrão que abrirá links enviados pelo Telegram; também há uma nova aba de configuração da tela de compartilhamento (Share Sheet) e um atalho para trocar de contas pelo menu do 3D Touch/Haptic Touch. Todas as novidades — sim, tem mais! — podem ser conferidas nesse post do Telegram.
Twitter para Mac
A versão para Mac da rede social do passarinho, por sua vez, continua ganhando novidades depois de ser ressuscitada com uma ajudinha do Mac Catalyst. A principal delas, desta vez, é a adição do suporte à Touch Bar — que, por ora, ainda é bem rudimentar, contando somente com um botão de “Novo tweet” e a opção de trocar entre os tweets mais recentes e os destaques da sua linha do tempo.
Além disso, ganhamos uma pequena melhoria: ao clicar num vídeo sendo reproduzido na sua timeline, você continua a reprodução do conteúdo exatamente de onde ele parou. Temos, por fim, melhorias de performance e correções de bugs.
YouTube
Por fim, o YouTube para iOS ganhou um recurso muito útil para quem usa o aplicativo conectado a Smart TVs. Temos, agora, uma espécie de controle remoto básico embutido no app, com botões de seta para navegar entre as opções na televisão, um botão de confirmação e um recurso de busca por voz — basta tocar no botão do microfone, falar aquilo que você deseja buscar e os resultados aparecerão na tela da TV.

Prático, não?