O Brasil é um dos países mais populosos do mundo, e justamente por isso está entre as regiões onde mais são feitos downloads de apps no planeta — é o que aponta uma pesquisa publicada pela Sensor Tower [PDF].
De acordo com os resultados encontrados pela firma, o Brasil só fica atrás da Índia e dos Estados Unidos quanto ao número de downloads realizados em 2019, acumulando mais de US$2 bilhões em gastos com apps no ano passado (tanto na App Store quanto no Google Play), um aumento de 11% em relação a 2018.
Naturalmente, a expressividade dos downloads da App Store em terras tupiniquins é quase irrelevante quando comparada àquelas feitas pela loja do Google, mas essa é uma tendência vista em diversos outros países como Índia, Rússia, Indonésia, México, etc.
De fato, as únicas regiões onde o número de downloads da App Store supera o do Google Play são os EUA, o Japão e a Grã-Bretanha — no restante do globo, eles são dominados pela rival da Maçã.
Se o número de downloads no Brasil é um dos maiores, então também é a receita (nesse caso, apenas para o Google Play): nosso país fica em 2º lugar entre as maiores receitas da loja da gigante de Mountain View, somando cerca de US$1,94 bilhão gastos em 2019. Ainda assim, o Brasil fica a uma distância tremenda da Índia, onde os usuários gastaram US$4,8 bilhões com apps.
Quanto aos apps em si, a batalha foi bem acirrada: de acordo com a Sensor Tower, o TikTok foi o mais popular no fim no ano passado, com mais de 220 milhões de downloads; no entanto, isso não foi suficiente para desbancar o WhatsApp, que foi o app mais baixado do ano com mais de 250 milhões de instalações mundialmente.
No mundo dos jogos, o resultado foi positivo (senão espetacular) para a Activision, que conquistou tanto os usuários do iOS quanto do Android para obter mais de 180 milhões de downloads com Call of Duty: Mobile em 2019 — bem à frente do segundo colocado, o jogo Sand Balls.
O fato de o TikTok ter superado apps bastante populares em ambas plataformas móveis se deve ao método de análise da Sensor Tower. Nesse sentido, a firma cria a sua lista apenas com base em números de downloads, não uso diário — portanto, softwares como Facebook, Instagram e Messenger não conseguiram ultrapassá-lo já que há uma grande base de usuários instalada, e não necessariamente tantas novas instalações.
Além disso, vale notar que, como o Google Play não é disponibilizado na China, o país ficou fora das comparações com a App Store — caso contrário, veríamos uma diferença ainda mais discrepante nos números de downloads entre os países.
via 9to5Mac