O melhor pedaço da Maçã.

Crackers exploravam função secreta dos iPhones para espionar usuários, descobre Kaspersky

Novo malware teria infectado iPhones de funcionários da Kaspersky

A Kaspersky descobriu, em junho passado, um ataque de quatro anos que afetou milhares de usuários em todo o mundo. Os invasores usavam o iMessage para instalar programas espiões nos iPhones, capturando gravações de microfone e fotos sensíveis.

Publicidade

Depois de analisar minuciosamente o Triangulation, a empresa atestou hoje que os crackers, na verdade, utilizaram um recurso “escondido” no hardware do iPhone — que era desconhecido até mesmo para diversos especialistas em tecnologia.

Ainda de acordo com a Kaspersky, acredita-se que a função “secreta” possa ter sido destinada a testes ou a depuração (debug) por engenheiros da Apple. No entanto, algumas perguntas estão sem respostas — sobre como os crackers descobriram esse recurso, por exemplo.

Quem está por trás dos ataques também (ainda?) é um mistério. Inicialmente, autoridades russas apontaram o dedo para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, uma afirmação negada tanto pela Kaspersky quanto pela Apple.

Publicidade

Segundo a empresa de tecnologia, os crackers usavam uma cadeia complexa de exploits, aproveitando quatro vulnerabilidades de dia zero (zero-day) nos sistemas da Maçã [1, 2, 3, 4], incluindo brechas em fontes, no núcleo do iPhone e até mesmo no Safari.

A parte boa disso tudo é que a Apple corrigiu essas vulnerabilidades. Ainda assim, a descoberta da Kaspersky destaca a natureza em que as ameaças avançam e reforçam a necessidade de permanecermos atentos contra os mais sofisticados ataques.

via Ars Technica

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estudiosos propõem melhorias no sistema de rastreamento dos AirTags

Próx. Post

Livros: como mudar o comportamento de controles externos para audiolivros [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados