E cá estamos nós com as últimas notícias do varejo da Apple! Vamos a elas?
Roma
A primeira novidade recente da Maçã é o anúncio da sua próxima flagship global, trazido em primeira mão pelo jornal italiano La Repubblica. A futura loja da empresa, a ser inaugurada na primavera do hemisfério norte, ficará localizada em Roma — mais precisamente, na histórica Via del Corso, uma das principais ruas do centro da capital italiana e coração do centro de compras da metrópole.
A futura Apple Via del Corso ficará localizada no andar térreo do Palazzo Marignoli, edifício histórico construído no século XIX e muito próximo à famosa Piazza di San Silvestro. Pontos de interesse da cidade, como a Fontana di Trevi, o Pantheon e a Piazza di Spagna, estão a uma breve caminhada de distância.
O local onde a Apple fincará presença foi, por muitos anos, lar do Caffè Aragno, café que foi um dos principais pontos de encontro de Roma e dono da presença ilustre de dezenas de intelectuais italianos na primeira metade do século XX; após um período de decadência e abandono, o café foi definitivamente encerrado em 2014.
A renovação proposta pela Maçã, como de costume nas suas lojas localizadas em prédios históricos, manterá intacta a fachada do edifício; os andares superiores da construção serão ocupados por escritórios. A Foster+Partners, escritório de arquitetura parceiro habitual da Maçã, está a cargo do projeto.
Vale notar que, com a abertura da Apple Via del Corso, a Apple RomaEst — primeira loja italiana da Maçã, localizada num shopping na periferia leste da capital — será fechada. Os funcionários do espaço serão realocados para o novo empreendimento, que será muito maior e trará todas as novas experiências de varejo da empresa.
A vice-presidente sênior de varejo da Apple, Deirdre O’Brien, falou sobre a novidade ao La Repubblica:
Nossas lojas serviram aos consumidores em Roma por 13 anos, e estamos animados em anunciar que nossa visão de longo prazo para a cidade se materializará na Via del Corso nesta primavera. Com essa importantíssima nova loja, nós moveremos nossas equipes e atividades da RomaEst para o centro de Roma, onde aumentaremos significativamente nossa capacidade de serviços e ofereceremos sessões gratuitas de altíssima qualidade do Today at Apple.
Ficaremos, portanto, ligados. Parece que vem coisa boa por aí!
Norwalk/Stamford
Enquanto isso, a Apple SoNo Collection (sobre a qual já falamos aqui), localizada na cidade de Norwalk (Connecticut, EUA), ganhou uma data de inauguração: 15 de fevereiro, às 10h da manhã no horário local.
Além disso, a Apple anunciou que, com a abertura do novo espaço, uma das suas lojas mais antigas fechará as portas: trata-se da Apple Stamford, localizada no shopping de mesmo nome na cidade de Stamford (que é vizinha de Norwalk). Os rumores de fechamento já cercavam a loja há alguns meses, considerando o seu design antiquado e pequeno, impróprio para renovações mais profundas, e a progressiva desocupação do shopping onde ela está localizada.
Como de costume, a Apple fechará a loja antiga no mesmo dia da inauguração da nova, e moverá os funcionários de um espaço para o outro.
Apple Arcade
Por fim, como informou o 9to5Mac, a Apple redecorou várias das suas lojas ao redor do mundo para dar mais destaque ao Apple Arcade e a acessórios relacionados a videogames. As fotos abaixo, da Apple Fifth Avenue, dão um exemplo de uma Avenue (nome dado às vitrines internas das lojas da Maçã) reprojetada para evidenciar o serviço de jogos da empresa.
O espaço conta com um logo estilizado do Apple Arcade, seis iPads rodando trailers de jogos do serviço continuamente e alguns outros tablets (e iPhones) à disposição do público para experimentação. Temos, ainda, vários acessórios para a jogatina — no caso da loja novaiorquina, por exemplo, a Maçã colocou em exposição joysticks do Xbox One S e alguns outros controles MFi.
Ficou legal, não?