Lá se vão mais de dois meses desde que comentamos aqui os resultados dos testes feitos pelo DXOMARK com o iPhone 11 Pro Max, o qual colocou as câmeras do novo smartphone topo-de-linha da Apple entre as três melhores do ranking do laboratório. Pois agora eles finalmente puseram as mãos no iPhone 11 para realizar a mesma avaliação — e os resultados foram apenas, digamos, razoáveis.
Resumidamente, o aparelho de “entrada” da linha de 2019 da Maçã recebeu uma avaliação geral de 109 pontos por suas câmeras, sendo 112 pontos no quesito fotografia e 101 pontos no quesito vídeo. Com isso, o iPhone 11 ficou apenas em 17º no atual ranking do DXOMARK, muito atrás do iPhone 11 Pro Max (que tem 117 pontos) e um pouquinho à frente do iPhone XS Max, que conquistou 106 pontos no ano retrasado.
O laboratório classificou o iPhone 11 como um dispositivo “bastante capaz” tanto para fotos quanto para vídeos, notando que a câmera ultra-angular do aparelho é tão boa quanto a do seu irmão mais caro. O smartphone apresentou bons resultados em cenas externas e internas, com bons níveis de contraste e exposição; a performance em ambientes de pouca luz foi elogiada, e o processamento HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. foi classificado como eficaz — embora, nas palavras do cientista, às vezes “estourar” em áreas muito claras.
A maior desvantagem do iPhone 11 em relação aos iPhones 11 Pro, segundo o DXOMARK, é a falta da câmera teleobjetiva, que tira boa parte da versatilidade do conjunto. Isso faz com que os usuários tenham que apelar para o zoom digital se quiserem aproximar-se de objetos ligeiramente distantes, perdendo qualidade e detalhes da imagem. O Modo Retrato também é afetado pela falta da teleobjetiva, com falhas mais evidentes que no iPhone 11 Pro Max ou no Galaxy S10+.
O aparelho foi muito elogiado na área de vídeo, sendo a sua performance considerada quase idêntica à do iPhone 11 Pro Max — um dos líderes da categoria no quesito, vale lembrar. Os vídeos tiveram cores “vívidas e agradáveis” na maior parte dos testes, com bom desempenho em pouca luz — embora a Apple ainda peque ligeiramente no efeito jell-o (em vídeos feitos durante caminhadas), e na instabilidade da exposição e do balanço de branco.
Confira algumas comparações de fotos — sempre com o iPhone 11 à esquerda, o iPhone 11 Pro Max no centro e o Samsung Galaxy S10+ à direita (clique/toque nas imagens para ampliar):
Abaixo, uma comparação de vídeos capturados no iPhone 11 e no iPhone 11 Pro:
O que acharam?
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 4.499,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 416,58
Cores: branca, preta, verde, amarela, roxo e (PRODUCT)RED
Capacidades: 64 GB, 128GB ou 256 GB
Lançamento: setembro de 2019
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.