Shlayer foi a ameaça mais disseminada entre Macs em 2019 Um em cada 10 usuários foram infectados pelo malware

Códigos

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, os Macs têm sido alvos frequentes do Trojan (um tipo de malware) Shlayer. De fato, a ameaça infectou um a cada dez computadores em 2019, colocando-o à frente de diversos adwares, que são as ameaças mais comuns.

Publicidade

A Kaspersky explicou que o Shlayer está ativo desde o início de 2018, mas foi só no ano passado que o malware “se popularizou”. Mais precisamente, cerca de 10% de todos os Macs foram atacados com ele e, por si só, o Shlayer representa 30% de todos os Trojans detectados no macOS.

Essa ampla disseminação se deu devido ao fato de que o Shlayer é distribuído em milhares de sites, muitos deles legítimos, e por não exigir muita interação do usuário. Nesse sentido, basta clicar num link (a partir de páginas de publicidade ou mensagens/alertas falsos) infectado para que o Trojan seja instalado.

Isso inclui o YouTube, onde os links para sites maliciosos foram incluídos nas descrições dos vídeos, e a Wikipédia, onde esses links estão ocultos nas referências dos artigos.

Após instalado, o Shlayer tenta adicionar uma nova extensão ao Safari, mostrando para o usuário uma mensagem falsa de que a instalação foi concluída, levando o usuário a autorizar seu uso. Com isso, é criada uma ponte entre o seu computador e o do agente malicioso, que pode visualizar informações e/ou controlar a navegação remotamente.

Publicidade

O relatório da Kaspersky vai ao encontro de uma pesquisa publicada pela Malwarebytes, em dezembro passado, na qual a empresa afirma que o número de malwares para Macs pode estar aumentando. Além do Shlayer, a Kaspersky também apontou um número crescente de adwares HEUR.

Lista de ameaças mais comuns para macOS em 2019

Para se proteger e evitar a infecção pelo Shlayer ou qualquer outro malware, a Kaspersky recomenda que os usuários instalem softwares e atualizações somente de fontes confiáveis e procurem mais informações sobre os sites dos quais baixam qualquer tipo de conteúdo.

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…