O melhor pedaço da Maçã.

Parlamento Europeu quer padrão único de conector ainda em 2020 e ignora pedido da Apple

abolukbas / Shutterstock.com
iPhone com cabo e carregador

Pelo visto, não adiantou absolutamente nada a Apple se posicionar contra a proposta da União Europeia para padronizar conectores de smartphones. Isso porque, como noticiou o TechCrunch, o parlamento europeu determinou (por nada menos que 582 votos a favor e 40 contra — 37 se abstiveram) que a Comissão Europeia elabore regras para que a indústria adote um padrão único de conector para carregadores.

Publicidade

O argumento dado pelos membros do parlamento é que eles vêm pressionando a Comissão Europeia para a padronização do conector há mais de uma década; por conta disso; agora, eles estão clamando para que tais ações regulatórias finalmente aconteçam com o intuito de reduzir o lixo eletrônico.

Lixo eletrônico

Segundo a resolução, cerca de 50 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico são geradas no mundo por ano, uma média de mais de 6kg por pessoa.

Em 2016, o número total de lixo eletrônico gerado na Europa foi de 12,3 milhões de toneladas, equivalente a cerca de 16,6kg por habitante. Na opinião do parlamento, trata-se de “uma pegada ambiental desnecessária que pode ser reduzida”.

Publicidade

Além de diminuir o lixo, a proposta visa também permitir que usuários consigam utilizar cabos/adaptadores de energia de uma forma muito mais proveitosa, já que qualquer cabo/carregador funcionaria em qualquer aparelho. A Apple, como sabemos, é a única que utiliza o padrão Lightning no iPhone e em alguns modelos de iPads — no iPad Pro ela passou a utilizar o USB-C, que vem sendo o padrão mais adotado pela indústria como um todo.

Telefones novos sem carregadores

Ainda segundo a resolução, consumidores não deveriam ser obrigados a adquirir novos carregadores ao comprar um novo dispositivo. De acordo com o parlamento, a Comissão Europeia deve introduzir estratégias para desvincular a compra de carregadores de um novo dispositivo — certificando-se de que esse movimento não vá gerar preços mais altos.

Mais detalhes da resolução

Os parlamentares também querem que a Comissão Europeia se concentrem em carregadores sem fio, a fim de garantir a interoperabilidade e que eles não sejam restritos a uma marca ou algum tipo de dispositivo.

Publicidade

Por fim, eles também pedem à Comissão que examine as opções legislativas para aumentar o volume de cabos e carregadores coletados e reciclados em toda da União Europeia.


Será que agora vai?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Smart Battery Cases para iPhones 11 e 11 Pro [Max] estão agora disponíveis para compra no Brasil!

Próx. Post

Apple propõe método para tornar logins com códigos por SMS mais seguros

Posts Relacionados