Finjam supresa: a Apple foi considerada a empresa mais admirada do mundo pela Fortune. Naturalmente, essa é uma notícia e tanto, mas o sucesso da Maçã na classificação não é exatamente inédito: essa é a 13ª vez que a gigante de Cupertino lidera o ranking World’s Most Admired Companies da revista americana.
Além da Apple, a Amazon, a Microsoft e a Alphabet (empresa-mãe do Google) também são listadas no Top 10. Para realizar a pesquisa, a Fortune colaborou com a empresa Korn Ferry, a qual analisou uma amostra de 1.000 empresas americanas (classificadas pelas maiores receitas) e das companhias com receita de mais de US$10 bilhões fora dos Estados Unidos.
Para determinar as empresas mais conceituadas, a Korn Ferry pediu que executivos, diretores e analistas classificassem as empresas selecionadas sob dez critérios diferentes, desde investimentos até a responsabilidade social e produtos. Mais precisamente, cerca de 3.770 colaboradores participaram da pesquisa, sendo que qualquer um poderia votar em qualquer empresa, independentemente do setor.
Veja como ficou o ranking:
- Apple
- Amazon
- Microsoft
- Walt Disney
- Berkshire Hathaway
- Starbucks
- Alphabet
- JPMorgan Chase
- Costco Wholesale
- Salesforce
Pelo 13º ano consecutivo, portanto, a Apple foi a companhia mais bem avaliada na maioria dos quesitos; a Amazon, por sua vez, se manteve na cola da Maçã pelo 5º ano consecutivo. O destaque ficou para a Microsoft, que pulou do 6º lugar em 2018 para o 3º. Além disso, a Netflix, que ocupava o 8º lugar da lista, saiu do Top 10 na última classificação.
Para se manter invicta por 13 anos, certamente a Apple está no caminho certo quanto à sua reputação corporativa. Será que isso vai durar por (ainda) mais tempo?