O melhor pedaço da Maçã.

A Apple precisa melhorar a multitarefa do iPadOS… e esse conceito acertou em cheio!

O iPad evoluiu muito, isso é inegável. Mas alguns recursos são bem escondidos e você meio que precisa ser um “detentor do conhecimento do tablet da Apple” para poder fazer as dezenas de gestos na tela e atingir todo o potencial que ele oferece.

Publicidade

A multitarefa, por exemplo, é ótima. É incrível rodar dois apps lado a lado dividindo a tela (com direito a mais uma janela flutuante), ter espaços criados com os apps que você mais usa, dividir a tela com duas janelas do mesmo app para você ser ainda mais produtivo, entre outras muitas possibilidades. Mas sem o devido conhecimento prévio, uma pessoa leiga simplesmente nem sabe que essas funções existem.

É aí que entra esse conceito imaginado por Ryan Christoffel, do MacStories, e “colocado no papel” pela designer Silvia Gatta.

Conceito de multitarefa para o iPadOS

Minha proposta para um novo sistema multitarefa emprega um mecânico de interface do usuário que já existe no iPhone e no iPad. Sem perder nenhuma das funcionalidades atuais do iPadOS 13, ele aproxima o iPad das raízes do iPhone novamente e torna a multitarefa acessível para as massas.

Menus contextuais são a chave para um sistema multitarefa melhor.

A ideia é realmente simples e muito funcional. Hoje, ao pressionar um ícone por alguns segundos, temos (no iOS/iPadOS 13) um menu contextual que, obviamente, muda de acordo com as possíveis interações de um determinado aplicativo.

Publicidade

Nada disso mudaria, mas no conceito de Christoffel, além delas, teríamos também novas opções relacionadas diretamente à multitarefa, como abrir todas as janelas, posicionar a janela do app à esquerda/direita ou abri-lo em uma janela flutuante. E isso apareceria independentemente de onde você pressionar o ícone do app (no Dock, na tela inicial ou na busca).

Na minha opinião, isso faz tanto sentido que é uma daquelas coisas que a gente pensa: “Por que a Apple ainda não fez?” É inegável que tal opção é muito mais acessível/didática do que arrastar o ícone do app em si para os lados a fim de posicioná-lo em um dos cantos, por exemplo — e pior, só poder fazer isso a partir do Dock.

Mas o legal do conceito é que a Apple não precisaria nem mesmo mudar o comportamento atual dos gestos para evocar a multitarefa. Ela pode adicionar essa nova opção no menu contextual mantendo tudo do jeito que funciona hoje, para quem já está acostumado com esse comportamento.

Apple, faça isso no iPadOS 14! 😬


iPads Pro de 11″ e 12,9″

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 6.119,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 566,58
Cores: cinza espacial ou prateado
Capacidades: 64 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
Lançamento: outubro de 2018

Botão - Comprar agora

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Referências a processadores da AMD são encontradas no macOS 10.15.4 beta

Próx. Post

CHARRUA SOCCER é o mais novo lançamento do Apple Arcade

Posts Relacionados