Recentemente, cobrimos aqui no site um imbróglio entre a desenvolvedora Blix e a Apple envolvendo acusações de manipulação dos rankings da App Store e até um convite para que outros desenvolvedores se unam contra a Maçã.
Em paralelo a isso, já havia oito meses que o BlueMail estava fora da Mac App Store e, mesmo enquanto a Blix enfrenta a Apple na justiça, o cliente de emails retornou hoje à loja.
Em um comunicado para a imprensa, a Blix continua fazendo ataques à Apple dizendo que esta não se mostrou muito disposta, nos últimos meses, a resolver o problema do BlueMail.
A Apple, por sua vez, explicou ao MacRumors que simplesmente aplicou ao BlueMail as mesmas regras/exigências às quais todos os desenvolvedores que publicam apps em sua loja também estão sujeitos e que o cliente de emails não estava devidamente preparado para proteger seus usuários contra malwares e afins.
Uma das alegações de Ben Volach, cofundador da Blix, é que a Apple teria removido o BlueMail da Mac App Store de forma injusta e abusiva para minar a concorrência — mas o argumento cai por terra quando observamos que a versão para iOS do BlueMail continuou disponível esse tempo todo por lá, bem como outros diversos clientes de email para macOS: Airmail, Canary Mail, Kiwi for Gmail e Wave Mail são alguns exemplos.
A Blix, claro, diz que mesmo assim a sua briga com a Apple está “longe de acabar”. E nós acompanharemos os próximos capítulos.