O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

YubiKey

Apple se junta à FIDO Alliance; ideia é substituir senhas por dispositivos confiáveis

Após anos trabalhando em prol de um bem comum, finalmente a Apple se juntou à FIDO Alliance1 para trabalhar em novas formas de autenticação mais práticas e seguras, como divulgado pelo MacGeneration. A aliança é formada por outras gigantes da tecnologia, como a Amazon, o Facebook, a Microsoft e a Samsung.

Publicidade

Para quem não a conhece, a FIDO é uma associação aberta cuja missão é “desenvolver e promover padrões de segurança que reduzem a dependência excessiva das senhas”. Isso inclui qualquer método, desde autenticação multifatorial até padrões totalmente sem senhas, os quais utilizam a biometria (a exemplo do Touch ID e do Face ID) como chaves de segurança física.

Um dos padrões desenvolvidos pela aliança é o Universal 2nd Factor (U2F), o qual fortalece e simplifica a autenticação de dois fatores (2FA) a partir de dispositivos USB baseados em NFC2, que possibilita a autenticação por aproximação, sem senha. As chaves de segurança U2F podem ser usadas como um método adicional de verificação em duas etapas em serviços online compatíveis com o protocolo U2F, como Google, Dropbox e Facebook.

A Apple recentemente adicionou o suporte ao Safari às chaves de segurança compatíveis com o padrão FIDO2, como a YubiKey, no iOS 13.3 — e há muito tempo tenta facilitar o acesso de usuários às suas contas sem a necessidade de lembrar senhas complexas. Em 2018, a equipe do WebKit (motor de renderização do Safari) se uniu à associação para trabalhar em cima de um novo método de autenticação na web (WebAuthn) o qual usaria o Face/Touch ID para efetuar logins em sites.

Publicidade

Certamente a Apple terá muito a contribuir com a aliança (e vice-versa), uma vez que a companhia conseguiu transformar seus gadgets em chaves de autenticação físicas com a criação da Secure Enclave (que equipa os iPhones/iPads mais recentes) e do chip T2 (nos Macs).

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple

Apple será mais transparente sobre seus negócios na Irlanda após problemas fiscais

Próximo Artigo
Mulher colocando AirPods Pro na orelha

Apple ficou com 47% do mercado de fones de ouvido sem fio em 2019

Posts Relacionados