O melhor pedaço da Maçã.

Lightroom ganha suporte à Split View no iPad; Adobe XD, Spark, Pixelmator Pro e OmniFocus são atualizados

Aos updates!

Mais um dia, mais atualizações de apps!

Publicidade

Entre as novidades de hoje estão dois softwares da Adobe (Lightroom e XD), que ganharam suporte a dois recursos importantes principalmente no iPad e no Mac, com veremos a seguir.

Além disso, o gerenciador de email Spark ganhou uma nova opção batizada “Envie novamente”, prática e certamente útil. Por fim, os apps Pixelmator Pro e OmniFocus para macOS foram atualizados com melhorias.

Adobe Lightroom


Ícone do app Lightroom Editor de foto video
Lightroom Editor de foto video de Adobe Inc.
Compatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 9.2.1 (305.9 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

A Adobe anunciou algumas novidades para o Lightroom no iOS/iPadOS e no macOS, mas talvez a maior delas seja o suporte à Split View no iPad, permitindo que dois aplicativos rodem lado a lado.

Já no macOS, o Lightroom ganhou suporte para exportar arquivos DNG em adição aos formatos TIFF e JPEG existentes. Ademais, a atualização também trouxe melhorias no recurso para importar imagens diretamente de drives externos para o iPad e nos álbuns compartilhados no Mac.

Por fim, as seções “Aprender” e “Descobrir” do Lightroom agora exibem duas colunas com mais informações disponíveis no iPhone e no iPad. Você pode conferir todas as novidades dos apps da Adobe no blog da empresa.

Adobe XD

O app para criação de protótipos e visualização de projetos da Adobe também foi atualizado recentemente com uma ótima novidade para o macOS: suporte ao Controle por Voz.

Publicidade

Introduzido com o macOS Catalina 10.15, o Controle por Voz permite controlar as ações do sistema e interagir com ele por meio da fala, um solução eficaz para pessoas com alguma deficiência física/motora.

Controle por Voz no macOS

Além disso, essa atualização traz algumas correções e novos recursos para o fluxo de trabalho para clientes corporativos.

Publicidade

É possível baixar o Adobe XD gratuitamente aqui; para atualizá-lo, basta abrir o app desktop Creative Cloud.

Spark


Ícone do app Spark Mail: E-mail com IA
Spark Mail: E-mail com IA de Readdle Technologies Limited
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.9.2 (401.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Spark – Email App by Readdle
Spark – Email App by Readdle de Readdle Technologies Limited
Compatível com Macs
Versão 2.11.38 (96.2 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

O cliente de email Spark, da Readdle, foi atualizado em quase todos os sistemas da Apple (iOS, iPadOS, watchOS e macOS) com algumas novidades, entre elas o recurso “Envie novamente”.

Publicidade

De acordo com a descrição, com o recurso não é necessário reescrever uma mensagem já enviada caso você queira mandá-la novamente por algum motivo: basta “Enviar novamente” a partir da pasta “Enviados”. A opção está disponível nos três pontinhos ao lado do email.

A alternativa se diferencia do encaminhamento de mensagens pois esse segundo método adiciona um cabeçalho à mensagem com o remetente, a data e os destinatários do email original. O que seria mais óbvio (porém menos producente) seria copiar e colar o conteúdos dos emails, preenchendo novamente o assuntos e reinserindo os arquivos enviados.

Ademais, a barra de desfazer do app foi redesenhada para mostrar quanto tempo o usuário ainda tem para voltar atrás numa ação (seja ela ter enviado um email sem querer, ou apagado-o).

Pixelmator Pro


Ícone do app Pixelmator Pro
Pixelmator Pro de Pixelmator Team
Compatível com Macs
Versão 3.5.7 (614.7 MB)
Requer o macOS 12.0 ou superior
R$ 249,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Na atualização mais recente, o Pixelmator Pro ganhou melhorias nos recursos Super Resolution e Denoise. O primeiro permite aumentar a resolução das imagens, mantendo-as nítidas e detalhadas; já o segundo é uma ferramenta de redução de ruído, sendo que ambas utilizam aprendizado de máquina para ajustar as imagens.

De acordo com a desenvolvedora, o Super Resolution agora está melhor para ajustar imagens muito compactadas, bem como para recriar rostos a partir de imagens pixeladas e na preservação de bordas nítidas. Enquanto isso, o Denoise ganhou melhorias na remoção de ruídos pesados da câmera.

O Pixelmator Pro também ganhou duas novas ações do Automator para cada um dos recursos supracitados; ou seja, com a nova ação ficará ainda mais fácil aumentar a resolução ou remover o ruído de imagens.

Por fim, o app ganhou suporte ao Pro Display XDR e ao SF Symbols da Apple, usado para renderização de elementos vetoriais da interface do iOS.

OmniFocus


Ícone do app OmniFocus 3
OmniFocus 3 de The Omni Group
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.15.6 (167.9 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app OmniFocus 3
OmniFocus 3 de The Omni Group
Compatível com Macs
Versão 3.15.6 (73.7 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

O gerenciador de listas, tarefas e projetos OmniFocus ganhou uma série de melhorias, correções e novos recursos para iOS e macOS, dos quais vale ressaltar:

  • Melhoria no arrastar e soltar: corrige um problema em que o realce da seleção desaparecia após arrastar e soltar em uma longa lista de itens.
  • Siri: a assistente pessoal da Maçã agora pode mostrar tarefas do OmniFocus concluídas a partir de comandos completos, como “Mostre-me minhas tarefas concluídas usando o OmniFocus”.
  • URLs: corrigidos vários problemas ao abrir o omnifocus://.
  • Novos atalhos “Adicionar item” e “Adicionar tarefa” compatíveis com os Atalhos da Siri.

No macOS, um apanhado de erros foi corrigido, entre eles um na Central de Notificações e na interface do app, e outro que alterava inesperadamente a ordem de classificação dos projetos em pastas ao mudar uma seleção pela barra lateral do gerenciador.

Confira todas as mudanças na aba “Atualizações” da [Mac] App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Pay representa 5% das transações globais de cartões; número poderá subir para 10% em 2025

Próx. Post

Logitech lança webcam inteligente voltada para streaming de vídeos

Posts Relacionados