O melhor pedaço da Maçã.

Google Podcasts será desativado em 2024; YouTube Music vai substituí-lo

Google Podcasts

A gigante de Mountain View anunciou nesta semana o fim do Google Podcasts. Lançado em 2018 para Android e em 2020 para iOS, o aplicativo será desativado no ano que vem, de modo que os recursos de podcasts serão migrados para o YouTube Music — o qual também deverá ganhar novas funcionalidades que integrarão áudio e vídeo para o consumo desse tipo de mídia.

Publicidade

Essa notícia não é exatamente uma novidade: nos Estados Unidos, o YouTube Music ganhou a capacidade de reproduzir podcasts em abril deste ano, mesmo que usuários não tenham uma assinatura. Como na maioria dos tocadores, é possível baixar os episódios para ouvir offline, bem como usar o app em segundo plano; os criadores também podem fazer o upload de feeds RSS no serviço.

Até o fim deste ano, esses recursos chegarão a usuários do app do YouTube Music de todo o mundo. De acordo com a empresa, a ideia também é investir na experiência de podcasts do app, de modo a torná-lo um melhor destino para fãs e criadores, com recursos de comunidade, descoberta e alternância entre áudio e vídeo.

A mudança também é uma resposta à tendência do mercado: segundo dados apresentados pelo próprio Google (com base em uma pesquisa da Edison), 23% das pessoas que consomem podcasts o fazem pelo YouTube nos EUA, contra 4% do Google Podcasts; no Brasil, 69% ouvem/veem podcasts pelo YouTube, de acordo com dados da Offerwise compartilhados pelo Tecnoblog.

Publicidade

Concorrentes como Spotify, Amazon e Pandora também adotam a estratégia de usar apenas um app para podcasts, músicas e outros conteúdos — diferentemente, por exemplo, da Apple, que tem um software dedicado aos programas em áudio.

O processo de migração

O Google afirmou que mais informações sobre essa mudança serão comunicadas nos próximos meses, mas já adiantou algumas questões sobre a migração entre os apps. Será disponibilizada uma ferramenta para migrar feeds RSS de podcasts — inclusive aqueles que não estão hospedados no YouTube — e outros dados do Google Podcasts para o YouTube Music. Criadores também terão acesso a estatísticas e poderão fazer o upload dos seus programas na plataforma.

Para os usuários do Google Podcasts, haverá a opção de baixar um arquivo no formato OPML contendo dados sobre podcasts assinados e afins, cujo upload poderá ser feito em outra plataforma. Esses recursos ainda não estão disponíveis, mas serão liberados para os usuários nos próximos meses — talvez junto ao suporte global do YouTube Music para podcasts.

Publicidade

De modo geral, foi informado que será dado bastante tempo para a condução dessa transição. Usuários do Google Podcasts também serão ouvidos até que as ferramentas de migração sejam liberadas, o que só ocorrerá quando a empresa sentir que elas estão prontas para uso.

Nos últimos tempos, o Google vem adotando uma estratégia de concentrar recursos de consumo de mídia no YouTube Music, algo que também foi feito com o encerramento do Google Play Música. Talvez o desafio com os podcasts, porém, poderá ser fazer as pessoas consumirem os conteúdos não apenas no YouTube, mas também no outro app, algo que a integração entre áudio e vídeo pode estimular.


Ícone do app Google Podcasts
Google Podcasts de Google
Compatível com iPhones
Versão 2.0.31 (60.6 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app YouTube Music
YouTube Music de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 6.48 (221.4 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Xiaomi 13T: pode competir com Apple e Samsung?

Próx. Post

iOS 17.1, iPadOS 17.1, macOS 14.1, watchOS 10.1 e tvOS 17.1 ganham primeiras betas

Posts Relacionados