Anualmente, empresas que operam na Califórnia e realizam testes com carros autônomos são obrigadas a entregar relatórios detalhados ao Department of Motor Vehicles (DMV), o “Detran de lá”.
Ontem, o DMV californiano divulgou dados sobre todos os testes realizados de 1º de dezembro de 2018 a 30 de novembro de 2019, e vemos que a Apple no último ano reduziu bastante os seus testes com veículos autoguiados.
Em 2018, para vocês terem uma ideia, os carros da Apple percorreram mais de 128 mil quilômetros; já em 2019, apenas 12 mil — em conformidade, é claro, com a própria redução da sua frota.
A taxa de desimpedimentos (disengagements) da Apple também despencou, para 8,48 por 1.000 milhas dirigidas contra 872 por 1.000 no ano anterior. Isso pode significar que a empresa fez grandes avanços nos sistemas autônomos dos veículos, os quais necessitaram de bem menos intervenção humana — mas ela também pode ter se tornado bem menos “conservadora” nesses registros.
Embora ainda haja trabalho sendo feito, toda a expectativa em torno do “Projeto Titan” se dissipou bastante nos últimos meses e pouco tem se falado sobre esse rumor. De qualquer maneira, as últimas previsões eram mesmo de que só veríamos algo concreto saindo disso lá para 2023-25.
Curiosamente, em agosto de 2018 a Apple recontratou Doug Field, que estava até então atuando como chefe de produção na Tesla. Isso reacendeu fortemente as esperanças quanto ao interesse da companhia nesse projeto.
via AppleInsider