O melhor pedaço da Maçã.

Facebook expande recurso de fotos em 3D; Messenger, Google Tradutor e Carteira Digital de Trânsito são atualizados

A semana começou com boas atualizações de apps! Entre as novidades, agora o app do Facebook permite transformar qualquer foto 2D em 3D graças ao aprendizado de máquina, como veremos a seguir. Além disso, o Messenger foi atualizado com uma nova interface que destaca os Stories dos seus amigos.

Publicidade

Os apps Google Tradutor e Carteira Digital de Trânsito também foram atualizados recentemente com melhorias.

Vamos conferi-las?

Facebook


Ícone do app Facebook
Facebook de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 460.0.0 (335.1 MB)
Requer o iOS 13.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O Facebook apresentou um recurso para publicação de fotos em 3D na sua rede social em 2018, porém desde então apenas dispositivos com sistema de câmera dupla (no mínimo) poderiam usá-lo — até agora. Com a atualização mais recente do seu app, esse recurso agora está disponível para qualquer aparelho, mesmo que ele tenha uma única câmera, como divulgado no blog da empresa.

Usando aprendizado de máquina (a qual é baseado em inteligência artificial), o Facebook “ensinou” à sua rede neural artificial como “inferir estruturas 3D a partir de fotos em 2D”, capturadas por dispositivos com uma única câmera.

Esse avanço torna a tecnologia de fotos em 3D facilmente acessível, pela primeira vez, para muitos milhões de pessoas que usam telefones ou tablets com uma única câmera. Ele também permite que todos experimentem fotos de família de décadas atrás e outras imagens preciosas de uma nova maneira.

Sendo assim, o que o Facebook fez foi dar a impressão de que a foto está em 3D ao mover o plano de fundo de uma imagem em relação objeto principal dela. Ainda que o recurso não seja amplamente usado por usuários, só o fato de o app oferecer algo assim já é bem bacana.

O Facebook não é o primeiro a usar de inteligência artificial para inferir dados 3D de imagens em 2D: o Google faz isso com os dispositivos da série Pixel há alguns anos, e o app LucidPix tem o mesmo objetivo. A diferença é que o Facebook está levando isso para ainda mais pessoas, gratuitamente.

Facebook Messenger


Ícone do app Messenger
Messenger de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 454.2.0 (146.8 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Como dissemos, o app de mensagens do Facebook foi atualizado com um novo design que visa simplificar sua interface e dar foco aos Stories de seus amigos em vez que destacar atalhos para bots de empresas e jogos, como divulgado pelo TechCrunch.

Publicidade

Na nova versão, a aba “Descobrir” — a qual continha bots, atalhos para conversas com empresas que você poderia se interessar e jogos — foi removida. Os recursos citados, entretanto, foram apenas ocultados e ainda podem ser acessados pela barra de pesquisa do app.

Interface do app Messenger

Já na aba “Pessoas”, o foco agora são os Stories de seus amigos, os quais funcionam da mesma forma que no Instagram. Para ver quais amigos estão online, no entanto, você precisa tocar na subguia “Online” para visualizá-los e iniciar um chat com eles.

Publicidade

Tudo isso faz parte da estratégia do Facebook de aproximar seus produtos (Messenger, WhatsApp e Instagram) e, eventualmente, mesclá-los. De acordo com a empresa, a nova interface chegará para todos usuários até o fim desta semana.

Google Tradutor


Ícone do app Google Tradutor
Google Tradutor de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 8.6.0 (180.1 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Nessa atualização do seu software de tradução, o Google adicionou suporte para tradução de texto em cinco novos idiomas: kinyarwanda (ou quiniaruanda), oriá, turcomano, tártaro e uigur.

Além disso, o app ganhou suporte para reconhecimento de fala em quatro novos idiomas: albanês, macedônio, mongol e punjabi.

Carteira Digital de Trânsito


Ícone do app Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.8.1 (83.5 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Na nova versão do app para ver e acessar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, o proprietário pode indicar um principal condutor para determinado veículo, que se soma à opção para compartilhar um carro com até cinco pessoas.

É importante ressaltar que todo ciclo de indicação (para aceitar ou recusar um pedido) pode ser realizado diretamente do app, o qual enviará notificações confirmando as ações.

Por fim, a atualização inclui melhorias e correções de bugs.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Policiais apreendem US$80 mil em iPhones roubados por quadrilha nos EUA

Próx. Post

Coronavírus: Apple envia iPads, lanches e produtos de higiene para funcionários isolados na China

Posts Relacionados