O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Estudantes programando com Swift

Swift fica em 11º lugar em ranking de linguagens mais populares entre desenvolvedores

Já falamos aqui algumas vezes sobre o ranking da firma de consultoria RedMonk, que lista as linguagens de programação que geram mais interesse entre a comunidade de desenvolvedores — que é diferente da lista de linguagens mais utilizadas por eles, é bom notar.

Publicidade

Desde 2015, a Swift apresentava uma trajetória ascendente no ranking; agora, ela ficou estável no levantamento. No ranking de janeiro de 2020, a Swift aparece em 11º lugar — um pouco abaixo da 10ª colocação conquistada em 2018, mas ainda entre as linguagens que despertam mais interesse nos desenvolvedores.

No levantamento mais recente, o JavaScript conquistou a coroa, enquanto o Java e o Python dividiram a medalha de prata. Confiram o ranking completo:

PosiçãoLinguagem
1º lugarJavaScript
2º lugarJava
2º lugarPython
4º lugarPHP
5º lugarC#
6º lugarC++
7º lugarCSS
7º lugarRuby
9º lugarC
9º lugarTypeScript
11º lugarSwift
12º lugarObjective-C
13º lugarR
13º lugarScala
15º lugarGo
15º lugarShell
17º lugarPowerShell
18º lugarPerl
19º lugarKotlin
20º lugarHaskell

A RedMonk divulgou também um gráfico com as tendências de popularidade entre as linguagens de programação, que é baseado no número de projetos escritos em cada uma delas no GitHub.

Desta vez, o pessoal da RedMonk não chegou a destacar a Swift nas suas considerações — eles lembraram, entretanto, que a linguagem da Apple foi a que teve crescimento nos anos seguintes ao seu lançamento, rapidamente conquistando um lugar de destaque nas cabeças e nos corações dos desenvolvedores.

Isso, claro, é ótimo para as ambições da Maçã: a Swift é a linguagem pensada para trabalhar mais harmonicamente com os sistemas operacionais e os computadores da empresa, e sua adoção pelo maior número possível de desenvolvedores será extremamente benéfica — não só para a gigante de Cupertino, mas também para os usuários dos seus produtos e serviços.

Publicidade

Agora, queremos saber: como está com a relação com a Swift entre os desenvolvedores que nos leem? Deixem seus comentários logo abaixo!

via WIRED

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
McEnery Convention Center em San Jose (Califórnia)

Autoridades recomendam que Apple e outras cancelem grandes eventos

Próximo Artigo
Om Nom: Run

Dos criadores de Cut the Rope, Om Nom: Run é um jogo divertido e desafiador

Posts Relacionados