Você curte bastante o Apple Watch, mas ficou desanimado com as novidades trazidas pelo Series 5? Então, quem sabe, esses possíveis rumores lhe deixem mais animados!
Oxímetro
De acordo com o 9to5Mac, a Apple está desenvolvendo um recurso para detectar os níveis de oxigênio no sangue.
Por que isso é importante? Quando uma pessoa está com os níveis de oxigênio no sangue abaixo de 80% (o considerado saudável é entre 95% e 100%), isso pode comprometer funcionalidades do coração e do cérebro. O risco de parada respiratória ou cardíaca, por exemplo, é comum após uma saturação baixa de oxigênio no sangue por um período de tempo prolongado.
No Apple Watch, esse recurso funcionaria em forma de notificação: quando o relógio detectar que a saturação de oxigênio no sangue está abaixo de um limite determinado, o usuário será devidamente alertado — como acontece hoje quando uma pessoa tem o ritmo cardíaco muito baixo (ou muito elevado).
Vale notar que, desde o primeiro Apple Watch, a iFixit (firma de reparo que se especializou em desmontar produtos para avaliar a rua “reparabildiade”) afirma que o monitor cardíaco do Watch funciona como um oxímetro de pulso. Isso quer dizer que, na teoria, o relógio original da Apple já teria condições de medir o nível de oxigenação do sangue.
Até por isso, o 9to5Mac afirmou não saber se a Apple implementará um novo hardware (nesse caso, por exemplo, atrelar o recurso a um novo modelo do relógio) ou se tudo será feito apenas via software (sendo uma das novidades do watchOS 6 — ou mais provavelmente da versão 7).
Vale notar que a concorrência também já oferece esse recurso, como o Ionic, o Versa e o Charge 3 (todos produtos da Fitbit, recentemente adquirida pelo Google)
ECG melhorado
O site também afirmou que a Apple está trabalhando para corrigir um “problema” do ECG, lançado junto ao Apple Watch Series 4. Atualmente, tanto no Series 4 quanto no 5, você tem leituras inconclusivas do eletrocardiograma se a sua frequência cardíaca estiver entre 100 e 120 batimentos por minuto.
No futuro — não se sabe se via atualização de software ou com um novo hardware —, essa limitação será removida.
Monitoramento de sono
Não podemos esquecer que o atual hardware do Apple Watch já é capaz de fazer o monitoramento do sono — não é à toa que existem dezenas de aplicativos na App Store do relógio focados nisso. Ainda assim, a Apple não oferece o recurso de forma nativa.
Antes do lançamento do Series 5, pintaram rumores afirmando que tal recurso seria lançado pela Apple junto a um novo app nativo chamado Sleep (Sono). Ou seja, estamos falando de mais uma possível novidade que poderia ser implementada no Apple Watch com uma simples atualização do watchOS — mas que provavelmente a empresa atrelará a um novo hardware com desempenho de bateria mais satisfatório.
Pois então, que venha o “Apple Watch Series 6” e o watchOS 7!
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 3.599,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 333,25
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável, titânio ou cerâmica
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2019