O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvendo no Mac (Parte 1)

SDK do iPhoneDevido aos comentários positivos recebidos através do site e por emails em relação ao meu artigo sobre o desenvolvimento de apps em oito passos, resolvi fazer uma pequena série para explicar com mais detalhes cada um deles. Vamos ao primeiro.

Publicidade

Comprando o Mac

Tomei como base para o artigo a maioria que pretende entrar no mercado de desenvolvimento de aplicativos para o iPhone e para o Mac, mas que ainda não possui um computador da Apple em suas mãos e não sabe ao certo qual é o melhor modelo para ser adquirido. Ciente de que esta aquisição representa um significativo investimento, deixo claro que o que trago aqui são apenas sugestões.

Antes de escrever o artigo, procurei conversar com alguns desenvolvedores, inclusive leitores do site que já desenvolvem apps para uso pessoal ou apenas como forma de aprendizado, e tirei daí os modelos que podem servir de estágio inicial para a sua futura vida de Apple Developer.

Publicidade

Para que qualquer projeto venha a ser tornar uma empreitada bem sucedida, é preciso que seu objetivo final esteja bem claro e, na hora de escolher que equipamento comprar, ter em mente a relação entre o dinheiro disponível e a performance desejada pode facilitar qualquer dúvida que lhe vier à cabeça.

Se o dinheiro estiver curto, pense em adquirir um iMac ou mesmo um MacBook. Com um pouco mais de dinheiro, você pode incrementar a RAM ou mesmo adquirir um segundo monitor. Se é a performance o que mais importa para você — talvez estejam em seus planos a produção de aplicativos ou jogos com uso intensivo de recursos gráficos —, a máquina mais adequada é um MacBook Pro ou mesmo um Mac Pro, se você tiver bala na agulha.

Atenção para o seguinte detalhe: analistas de mercado — ô, vidinha! — apontam que a Apple deveria mudar sua estratégia de atualização das máquinas para que sejam lançados novos modelos anualmente. Enquanto isso não se torna uma catástrofe realidade, fique atento que novos iMacs e Macs Pro podem estar vindo por aí.

Publicidade

Abaixo, você confere as escolhas feitas por dois desenvolvedores brasileiros:

  • Renato Pessanha: usa um iMac Aluminum de 20 polegadas, em conjunto com um iPhone, um iPod touch e uma Time Capsule.
  • Joaquim Venancio: optou por um MacBook Air Core 2 Duo de 1,6GHz com 2GB de RAM e HD de 80GB. Embora acredite que seja melhor trabalhar em iMacs, a portabilidade para ele era mais importante. Joaquim aconselha aos interessados em desenvolver jogos usando OpenGL a comprar algo mais potente que o MacBook Air.

. . .

E você, que desenvolve na horas vagas, qual é a configuração da sua máquina e o que o levou a escolhê-la? Compartilhe conosco! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple remove opiniões de não compradores da App Store

Próx. Post

Dobradiças defeituosas de MacBooks Air não são cobertas pela garantia da Apple

Posts Relacionados