O melhor pedaço da Maçã.

Governo dos EUA concede isenção de tarifas para o Apple Watch

Aos poucos, a Maçã vai desatando o nó criado pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China
NBC News
Apple Watch no pulso de uma mulher

Quem acompanhou as notícias da Apple ao longo de 2019 certamente soube do imbróglio em que a Maçã se meteu em meio à guerra comercial dos Estados Unidos com a China. Depois de um “taxa não taxa” incessante ao longo do ano, ficou acordado que a empresa teria isenção das tarifas de importação em vários dos seus produtos mais importantes, como o iPhone.

Publicidade

Por outro lado, alguns outros, como o Apple Watch, não tinham escapado das novas taxas de importação (isto é, impostos cobrados pelos EUA para trazer os produtos fabricados na China e vendê-los localmente). A Apple, então, foi rápida no gatilho e pediu isenção também dessas taxas — e só agora obteve sucesso, como informou a Bloomberg.

De acordo com a reportagem, o Escritório do Representante Comercial dos EUA aprovou, na última sexta-feira (20/3), o pedido da Apple para isentar o seu relógio inteligente das novas tarifas de importação de 15% implementadas pelo governo Trump.

Na época do anúncio das novas taxas, o governo dos EUA afirmou que isentaria dos impostos produtos “importantes estrategicamente” ou em casos nos quais as tarifas “causassem dano econômico severo” à fabricante e à economia americana. Pois a base argumentativa da Apple para fazer o pedido foi exatamente essa: a empresa afirmou que não conseguiria encontrar um fornecedor fora da China capaz de satisfazer sua demanda por Watches, o que comprometeria seu desempenho no mercado.

A Maçã afirmou, também, que o Apple Watch não é importante, estrategicamente falando, para o programa Made in China 2025 — iniciativa anunciada há alguns anos pelo governo chinês que pretende transformar a imagem do país de “fábrica do mundo” para uma potência tecnológica global, com iniciativas científicas pioneiras.

Ainda não há informações se a Apple fez o pedido de isenção para outros produtos — linhas importantes para a empresa, como os AirPods, continuam sujeitas às novas taxas de importação do governo dos EUA. Para isso, portanto, teremos de aguardar mais tempo.


Apple Watch Series 5

Apple Watch Series 5

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 3.599,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 333,25
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável, titânio ou cerâmica
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2019

Botão - Comprar agora

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ações da Apple já perderam quase um terço do seu valor desde o pico em 12 de fevereiro

Próx. Post

Coronavírus: vídeo mostra o Apple Park em quarentena

Posts Relacionados