As lojas oficiais da Apple só nasceram em 19 de maio de 2001, mas a Maçã tem, obviamente, uma enorme presença no mundo do varejo desde que foi criada e começou a vender computadores em grande escala.
Ao final dos anos 1970, por exemplo, a empresa comercializava seus produtos em lojas de informática de terceiros; alguns desses parceiros, para destacar a venda das máquinas da Apple, solicitavam grandes cartazes com a gloriosa Maçã colorida, que eram colocados bem na entrada dos estabelecimentos.
Pois agora, mais de 40 anos depois, um desses cartazes poderá render uma excelente grana para o seu dono: a placa original de 1978, produzida sob encomenda da própria Apple, entrou hoje em leilão. O lance mínimo? US$20 mil, ou cerca de R$101 mil no câmbio de hoje.
O cartaz mede 1,5m de altura e 1,2m de largura, e tem um design deliciosamente vintage: além da gigantesca Maçã colorida, temos apenas a inscrição “apple computer” (em minúsculas, como era a marca registrada da empresa na época) na tradicional fonte austríaca Motter Tektura. Seu dono era, naquela década, um revendedor de computadores que conheceu a existência da Apple em uma conferência em 1976, ano de fundação da Maçã.
A peça está sendo leiloada como parte de um leilão maior, com outras peças de memorabilia — em sua maior parte, autógrafos de ex-presidentes dos Estados Unidos, além de itens de esportistas e estrelas de Hollywood. Para quem se interessar, é possível dar lances no site da agência Nate D. Sanders; o leilão vai até a próxima quinta-feira (26/3).
via Cult of Mac