O melhor pedaço da Maçã.

macOS começa a avisar sobre extensões antigas de sistema que deixarão de funcionar em breve

Desenvolvedores, ao trabalho
macOS Catalina 10.15

De tempos em tempos, a Apple precisa soltar a mão de alguma tecnologia antiga que é suportada em seus sistemas e serviços — tanto por motivos urgentes, como uma falha de segurança grave ou coisa do tipo, quanto pela progressão natural das coisas, já que é insustentável continuar suportando formatos e tecnologias de anos atrás sem deixar o sistema operacional pesado ou enorme.

Publicidade

É exatamente isso que ela está acontecendo novamente: na sua versão 10.15.4, lançada ontem, o macOS Catalina começou a alertar usuários sobre o fim iminente do suporte a extensões antigas de sistema — que é um outro nome dado a extensões de kernel instalada por apps para adicionar recursos aos aplicativos ou controlar funções da “raiz” do Mac. O mesmo aviso foi publicado numa página de suporte da Maçã.

Essas soluções são antigas: nas versões recentes do macOS, a Apple oferece ferramentas mais modernas e robustas para que os desenvolvedores consigam integrar seus softwares a essas funções do sistema sem que eles necessariamente precisem acessar a raiz. E agora, com o aviso, a Apple está começando a puxar a tomada dessas extensões antigas.

Os desenvolvedores já haviam sido informados no ano passado de que o Catalina seria a última versão do macOS a funcionar com essas extensões, e os avisos agora são públicos para os usuários. Ao carregar uma extensão antiga do sistema, o alerta abaixo será exibido — e reexibido periodicamente enquanto ela permanecer em uso:

Ainda que o aviso tenha sido dado há mais de um ano, alguns desenvolvedores estão encontrando problemas para fazer a transição das extensões antigas para as novas ferramentas oferecidas pela Apple. Thomas Reed, da Malwarebytes, relatou no Twitter que uma proporção significativa dos casos de suporte abertos na empresa têm relação com o novo aviso do macOS Catalina 10.15.4 — isso menos de 24 horas após o início dos alertas.

Se o seu software tem uma extensão de kernel, você provavelmente já está sendo inundado por usuários preocupados com o alerta exibido abaixo. Vai ficar pior. Uma porcentagem significativa do nosso total de casos de suporte já se relaciona a isso, menos de 24 horas depois. 🤦‍♂️

Reed publicou uma mensagem no fórum da Malwarebytes afirmando que a desenvolvedora já está finalizando uma solução para o problema, a qual será distribuída aos produtos da empresa antes do lançamento do macOS 10.16. Outros desenvolvedores, entretanto, precisarão correr para não perder o bonde — a nova versão do sistema, afinal de contas, deverá ser apresentada já nos próximos meses.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo teclado deixa MacBook Air mais espesso, revela desmontagem

Próx. Post

Apple estaria considerando adiar lançamento do “iPhone 12” em alguns meses

Posts Relacionados