O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

DNS, domínios, IPs e rede
Redes | Shutterstock.com

Bug no iOS impede que conexões VPN sejam criptografadas; veja solução temporária

O problema atinge todas as versões do iOS a partir da 13.3.1

Um dos principais motivos para você usar uma VPN1 no seu dispositivo é tornar sua navegação um pouco mais protegida e anônima — nós mesmos já listamos todas as vantagens de usar a ferramenta, tanto em texto quanto em vídeo. O que dizer, então, de um bug que impede a VPN de agir exatamente da forma como você espera?

Publicidade

Foi exatamente isso que o pessoal da ProtonVPN descobriu. Analisando o funcionamento da sua ferramenta no iOS, os especialistas perceberam que o sistema operacional tem uma vulnerabilidade ao conectar-se a redes VPN; com ela, a conexão do usuário não fica criptografada, permitindo que os dados de navegação e endereços IP fiquem expostos.

O problema afeta todas as versões do iOS desde o 13.3.1 em diante. Basicamente, a questão está na forma como o sistema lida com a rede VPN no momento em que ela é iniciada: o iOS não reinicia todas as conexões previamente existentes, o que seria necessário para que essas conexões tornassem-se anônimas. Em outras palavras, o sistema deixa um “rastro” de quem você é, permitindo que os servidores lhe identifiquem mesmo com a VPN ativa.

Enquanto a Apple não liberar um conserto definitivo para o problema, os engenheiros da ProtonVPN sugerem uma solução temporária: após conectar-se a uma VPN, você deverá ligar e desligar o Modo Avião no seu iPhone/iPad — isso fará com que o dispositivo interrompa todas as conexões atualmente ativas, criando conexões novas já estabelecidas na VPN. A técnica não é 100% garantida, mas deverá servir para a grande maioria dos usuários.

Publicidade

Ao menos, a Maçã já está ciente do problema e deverá corrigi-lo em breve. Ou seja, certamente veremos um patch de segurança para o iOS num futuro próximo — assim esperamos, pelo menos.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apps

Apple estende prazo de novas regras para desenvolvedores até 30 de junho

Próximo Artigo
Processador

Chips ARM de futuros Macs poderão custar até 60% menos que os da Intel

Posts Relacionados