O iPad (especialmente o iPad Pro) rapidamente tornou-se uma ferramenta queridinha dos profissionais de desenho e animação do mundo inteiro, com seu excelente leque de aplicativos de ilustração (estática e em movimento). A lista é enorme, mas eu garanto que vocês ainda não viram nada parecido com a proposta do aplicativo Looom.
Desenvolvido por Finn Ericson e Eran Hilleli, do Iorama Studio, o Looom traz uma proposta de animação bem diferente, mais livre e dinâmica do que nos acostumamos. A ideia aqui, basicamente, é desenhar livremente na tela do seu iPad — obviamente, tudo fica melhor com o Apple Pencil — e animar seus rabiscos por meio de um editor instantâneo, inspirado na dinâmica de criação musical.
Para entender mais ou menos como funciona o app, é necessário compreender dois conceitos: o do weave, que é o projeto inteiro da sua animação, e o dos threads, que são as diferentes “camadas” do seu projeto — cada thread pode ser configurada livremente na taxa de quadros que você desejar (de 1 até 24), permitindo que você crie movimentos distintos dentro de um mesmo desenho; cada weave pode conter até cinco threads.
Uma vez criados seus rabiscos, a mágica acontece: os elementos desenhados na tela ganham vida, podendo interagir com a “gravidade” dentro do app ou simplesmente mover-se da forma como você bem entender — girando, atravessando a tela, descrevendo determinadas trajetórias ou o que mais você quiser.
A interface do Looom é muito bem pensada, feita para que você mantenha sempre as duas mãos no iPad (é essencial que ele esteja deitado ou inclinado sobre uma mesa, portanto) e baseada em gestos dinâmicos, com animações intuitivas. Vale notar que o app usa o formato SVG para as animações, então você pode exportar e visualizar seus projetos em navegadores e outros softwares.
Ainda não ficou totalmente claro? Então confiram esse vídeo de demonstração:
O Looom está disponível na App Store por R$38. Para quem gosta de arte e animação, trata-se de uma ideia interessantíssima — vale a pena conferir! 😉
via 9to5Mac