Mais um dia, mais um bug. Agora, usuários das versões mais recentes do iOS e do macOS Catalina (13.4 e 10.15.4, respectivamente) relatam que não estão conseguindo fazer chamadas no FaceTime com dispositivos rodando versões antigas dos sistemas.
Mais especificamente, os usuários afirmam que, após a atualização, seus dispositivos não conseguem mais realizar ligações (de vídeo ou de voz) no FaceTime com iPhones, iPads ou iPods touch rodando o iOS 9.3.5 ou 9.3.6. Ao tentar ser realizada, a chamada exibe uma tela com o aviso “Conectando…” eternamente, sem nunca ser de fato iniciada.
Há relatos do problema nos fóruns de suporte da Apple [1, 2], no Reddit, no Twitter e nos fóruns do MacRumors — ou seja, a coisa parece ser generalizada.
Alguns fatores agravam o problema. O primeiro é que o iOS 9.3.6 é o último a ser suportado em alguns dispositivos da Maçã, como o iPhone 4s, os iPads de segunda e terceira gerações, o primeiro iPad mini e o iPod touch de quinta geração — esses aparelhos, portanto, estão incomunicáveis com os dispositivos recém-atualizados até segunda ordem.
Pior ainda é imaginar que o bug está ocorrendo justamente numa época em que o FaceTime está sendo mais utilizado que nunca — com muitas pessoas e famílias em quarentena por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o serviço de videochamadas da Maçã tem sido um aliado valioso na hora de se comunicar e matar as saudades dos entes queridos.
Vale notar, aliás, que é bastante comum que pessoas idosas, as quais são as mais afetadas e mais enclausuradas pela quarentena, mantenham (ou herdem) dispositivos mais antigos — portanto, um bom número de pessoas pode estar sem conseguir fazer videochamadas com seus pais ou avós.
Em resposta aos usuários afetados, os especialistas da Apple não compartilharam uma solução imediata para o problema; será necessário, portanto, que a Maçã corrija a questão o quanto antes com um patch nos seus sistemas mais recentes. Vamos aguardar — e que seja rápido.
via iPhone Hacks