O melhor pedaço da Maçã.

Steve Wozniak defende regulamentar IA para prevenir golpes

Steve Wozniak

Ajudar a fazer trabalhos acadêmicos, apresentações e até mesmo programar são alguns dos benefícios que a inteligência artificial (IA) pode proporcionar. Porém, como em praticamente qualquer outra tecnologia, ela também tem seus lados negativos.

Publicidade

O cofundador da Apple, Steve Wozniak, por exemplo, se preocupa com a dificuldade para detectar golpes no futuro. Em entrevista à BBC, ele afirmou temer que a tecnologia seja usada por “maus atores” e defendeu uma regulamentação no setor.

Embora acredite que a IA não substituirá os seres humanos por “carecer de emoção”, Woz opinou que ela acabará tornando golpistas mais convincentes, já que plataformas como o ChatGPT são capazes de gerar textos que soam bastante inteligentes.

Falando sobre regulação, ele sugeriu que a responsabilidade por qualquer coisa gerada por IA deve ser de quem a publica — geralmente as grandes empresas de tecnologia —, embora o programador acredite que o lado movido pelo dinheiro sempre sai vencendo.

Publicidade

Wozniak também traçou um paralelo com o nascimento da internet e destacou que “não podemos parar a tecnologia”, mas que podemos preparar as pessoas para detectar fraudes usando a inteligência artificial com maior facilidade.

Woz, vale recordar, já havia assinado uma carta ao lado de nomes como Elon Musk defendendo uma pausa de pelo menos seis meses no desenvolvimento de sistemas mais poderosos que o GPT-4 devido aos potenciais riscos que sistemas com IA representam.

Outro nome que falou com cautela sobre IA foi o CEO da Apple, Tim Cook. Ele disse que, embora a tecnologia tenha um enorme potencial e já seja usada em vários produtos da Apple, também há “várias questões que precisam ser resolvidas”.

Publicidade

Debate interessante, não acham?

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch ajuda a salvar vida de homem atropelado nos EUA

Próx. Post

Final Cut Pro para iPads pode indicar futuro do iOS/iPadOS

Posts Relacionados