O melhor pedaço da Maçã.

Sistema que ajuda na pesquisa da cura para a COVID-19 ultrapassa capacidade de supercomputadores

Panda Security
Supercomputador

No início de março passado, antes mesmo de o Coronavírus (COVID-19) ser classificado oficialmente como um pandemia, comentamos um software que faz de qualquer Mac ou PC um potencial aliado na busca pela cura desse e de outros vários vírus/doenças: o Folding@home (FAH).

Publicidade

O software faz parte de um projeto homônimo que tem com objetivo utilizar o potencial de computadores dos principais sistemas operacionais (macOS, Windows e Linux) para o tráfego de dados entre pesquisadores de todo o mundo — algo como uma ponte mundial para acelerar a transmissão de informações.

O fato é que, agora, em prol da busca pela cura da COVID-19, a adoção do FAH aumentou exponencialmente, possibilitando que o projeto (incluindo todos os sistemas) executassem mais de dois exaFLOPS1Um exaFLOP é equivalente a 1 bilhão de cálculos por segundo. — isso é mais do que 5x o pico teórico de operações do supercomputador mais rápido do mundo, o Summit, da ORNL (ou então o processamento de 150 mil placas RTX 2060s juntas).

De acordo com o chefe do projeto, o cientista Greg Bowman, o número de participantes saltou de 30.000 em fevereiro para mais de 400.000 em março — somados a outros 300.000 computadores que entraram para a iniciativa depois disso. A adoção foi tanta que o banco de dados ficou sem simulações em potencial para processar, sobrecarregando até mesmo os servidores principais.

@foldingathome superou um exaFLOP, tornando-o o primeiro a alcançar a exascale! Leia mais em pcgamer.com/folding-home-exascale-supercomputer/…

Qualquer pessoa também pode participar do projeto — é isso que o torna tão supermassivo. Tudo o que você precisa fazer para começar é baixar o cliente Folding@Home e “doar” o poder do seu Mac/PC para a causa — a qual procura combater, além da COVID-19, cânceres e outras doenças.

via PC Gamer

Notas de rodapé

  • 1
    Um exaFLOP é equivalente a 1 bilhão de cálculos por segundo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Trump elege Tim Cook como um de seus consultores para reabrir economia dos EUA pós-pandemia

Próx. Post

É oficial: o novo iPhone SE está entre nós [atualizado: comercial]

Posts Relacionados