Quando a Apple adicionou suporte a GPUs externas, lá no macOS High Sierra, uma fabricante logo despontou como uma das principais “porta-bandeiras” da novidade: a Blackmagic, que passou a vender suas soluções completas na loja da Apple — a eGPU e a eGPU Pro, dois pacotes completos compostos por gaveta de GPU, a placa gráfica em si e alguns extras.
Pois agora a Blackmagic descontinuou o integrante mais caro da dupla. De acordo com o MacRumors, a fabricante já deixou de vender a eGPU Pro na loja da Maçã e em seus canais oficiais.
A razão da morte do periférico é simples: recentemente, a AMD descontinuou a Radeon RX Vega 56, que era justamente a placa que equipava a eGPU Pro. Não há informações se a Blackmagic lançará em breve uma nova versão do acessório com um chip atualizado ou se isso significa o fim definitivo da eGPU Pro.
Obviamente, a perda não será tão drástica para potenciais compradores: a fabricante continua vendendo na loja americana da Maçã a eGPU “comum”, que custa US$700 e é equipada com uma AMD Radeon Pro 580 e 8GB de memória, além de duas portas Thunderbolt 3, quatro USB 3.0 e uma HDMI 2.0.
Para quem quiser outras opções de placas, é possível também comprar gavetas avulsas e escolher qualquer modelo com o qual o macOS seja compatível. O leque de escolhas está cada vez maior.