O melhor pedaço da Maçã.

visionOS não suportará mouses e ganha mais opções de acessibilidade na 3ª beta

Homem trabalhando de pé com o Apple Vision Pro

A primeira versão do visionOS (sistema operacional do Apple Vision Pro) recebeu, ontem, sua terceira beta, a qual trouxe algumas pequenas novidades notadas pelo pessoal do 9to5Mac.

Publicidade

Mais precisamente, as mudanças estão relacionadas à integração do headset com mouses e a recursos como o Optic ID e de acessibilidade, conforme detalhado a seguir.

Suporte para mouses

Ainda que o Vision Pro terá a capacidade de se conectar a outros gadgets por Bluetooth, a beta mais recente do sistema do headset alerta que a conexão com mouses “não é atualmente suportada no visionOS”.

Isso, é claro, poderá ser revertido em betas futuras — mas, caso realmente seja uma limitação do primeiro modelo do headset, é algo no mínimo curioso já que será possível usar teclados físicos e trackpads com o dispositivo.

Optic ID

Nós já detalhamos o funcionamento do Optic ID, nova tecnologia desenvolvida para o Apple Vision Pro que escaneia a íris do olho para fins de autenticação — semelhante ao Face ID/Touch ID em iPhones e iPads. Na beta mais recente, porém, foram divulgadas mais algumas informações sobre o funcionamento do recurso.

Optic ID do Vision Pro

Nesse sentido, a Apple está desenvolvendo um sistema que identificará se o iPhone do usuário (certamente logado com o mesmo ID Apple usado no Vision Pro) está próximo para permitir sempre o uso do Optic ID — caso o iPhone tenha sido desbloqueado recentemente.

Publicidade

Se o Optic ID falhar, porém, os usuários verão um teclado virtual para inserir sua senha.

Acessibilidade

Também já comentamos alguns dos principais recursos de acessibilidade do headset, os quais funcionarão em conjunto às funcionalidades de rastreamento ocular e das mãos.

A mais recente beta traz novas opções as quais permitirão que usuários controlem o Vision Pro juntando as mãos em vez de tocar o polegar com outro dedo e para rastrear apenas um olho.

  • Ambas as mãos: se tocar o polegar e um dedo juntos não for uma opção para uma das mãos, você poderá ajustar as configurações de entrada.
  • Entrada ocular: se a navegação com um dos olhos não for uma opção, você pode ajustar as configurações de entrada.

Outras novidades

Mais algumas novidades menores vistas na beta mais recente do visionOS incluem:

  • Novos ícones: alguns dos ícones do sistema foram atualizados na beta mais recente, incluindo o da pasta Aplicativos Compatíveis mostrado na tela inicial — o qual anteriormente apresentava os ícones de alguns aplicativos da Apple. Além disso, o visionOS também mostrará um ícone “Sem Wi-Fi” se perder a conexão com a internet.
  • Ambientes (Environments): semelhantes aos protetores de tela aéreos da Apple TV, o visionOS não virá com todos os cenários do recurso Ambientes baixados por padrão — provavelmente para economizar espaço de armazenamento. Desse modo, a Apple adicionou uma nova mensagem de alerta para quando nem todos em uma chamada no FaceTime baixaram o Ambiente escolhido.
  • Novos sons: assim como alguns dos ícones foram atualizados, a Apple também atualizou alguns dos efeitos sonoros do visionOS na versão beta mais recente.
  • Suporte para controle: conforme notado pelo usuário @aaronP613 no X, foi identificado suporte para o controle Nintendo 64 nos códigos da beta mais recente. Presumivelmente, isso terá alguma funcionalidade com o Apple Arcade ou outros jogos que estarão disponíveis na App Store do headset. Ele também detectou um novo aviso sobre esbarrar em coisas ao visualizar imagens/vídeos com um maior nível de imersão.

A versão mais recente do simulador do visionOS pode ser baixada nessa página — vale notar que é preciso um ID Apple para fazer login.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: todas as novidades do FaceTime no macOS Sonoma 14!

Próx. Post

Apple anuncia a terceira turma da sua Aceleradora de Impacto

Posts Relacionados