O melhor pedaço da Maçã.

“iPhone 12”: imagem detalha disposição de componentes em notch menor [atualizado: USB-C?]

Já é praticamente um consenso em rumores que o “iPhone 12”, este ano, virá com um recorte (notch) superior menor do que o que estamos acostumados desde o lançamento do iPhone X, em 2017.

Publicidade

Como ele é composto de várias tecnologias as quais não cabem na moldura fina do iPhone e nem podem ser escondidas sob a tela, o que a Apple provavelmente fará é “espremê-las” ao máximo num espaço menor.

E a imagem a seguir, divulgada pelo leaker Jon Prosser, mostra como isso poderá se suceder:

Além de posicionar os vários componentes — como a câmera infravermelha, a câmera frontal, o projetor de pontos e alguns sensores — mais próximos uns dos outros, o desenho mostra que o alto-falante da orelha será jogado para cima, pra moldura do smartphone.

Publicidade

Comparem o esquema acima com o notch atual que conhecemos, detalhando todo o sistema TrueDepth:

Sistema TrueDepth com todos os componentes frontais do notch do iPhone X

Fazendo uma rápida “regra de três” com base no desenho, enquanto o notch atual ocupa cerca de 56% do iPhone flagship menor (de 5,8 polegadas: X, XS, 11 e 11 Pro), o novo deverá cair para apenas 35%. Anteriormente, já havia-se dito que ele seria 30-40% menor que o atual.

Fica a torcida também para que, além da redução de tamanho físico, tenhamos uma nova versão do sistema TrueDepth com melhorias aguardadas para o Face ID: suporte a desbloqueio na horizontal (tal como já é possível em iPads Pro), maior ângulo de funcionamento, diminuição de falsos-positivos (principalmente entre irmãos gêmeos), etc.

Publicidade

A grande maioria dos donos de iPhones com Face ID já estão bem acostumados e de fato não se incomodam com o notch atual, mas creio que todos eles acharão também bem-vinda essa redução no tamanho — especialmente se a Apple aproveitar o espaço extra nas laterais para trazer alguns ícones ocultos de volta, que hoje só aparecem quando puxamos a Central de Controle.

Atualização 20/04/2020 às 07:12

Ah, e Prosser também postou ontem dois tweets sobre a possibilidade de o “iPhone 12” migrar da porta Lightning para uma USB-C:

Sinto que não deveria ter que dizer isso, mas não — não há absolutamente USB-C no iPhone 12. A Apple abandonará a porta antes de migrar pro USB-C.

A aposta dele, por sinal, é a mesma que eu fiz no nosso último vídeo de Q&A:

YouTube video

Prosser continua:

Não há Smart Connector no iPhone 12. Sem dúvida, poderá surgir num protótipo futuro — mas ele será usado para recarregar um iPhone sem porta. Definitivamente, nada de suporte ao Apple Pencil.

A ideia de usar o Smart Connector para recarga é interessante, ainda mais considerando que o padrão sem fio Qi não consegue atingir a mesma potência/performance de carga que uma porta cabeada.

O tempo dirá.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Muito obrigado aos nossos 176 patrões, que nos apoiam no Patreon ou no Catarse!

Próx. Post

Rumor: novos AirPods poderão ser lançados no mês que vem

Posts Relacionados