O melhor pedaço da Maçã.

Agora é hora de ver o Mac OS X Leopard rodando num iPad Pro

Quem disse que o iPad Pro não pode substituir um computador? 😜

Recentemente, destacamos aqui as artimanhas de um YouTuber que conseguiu botar o Windows 10 para rodar (em um emulador) no iPhone X. Pois agora, Hacking Jules conquistou outro feito notável: rodar o saudoso Mac OS X 10.5 Leopard no novo iPad Pro.

Publicidade

A princípio, a tarefa de rodar um sistema operacional de quase 13 anos de idade numa máquina recente (e deveras poderosa) não deveria ser grande desafio — e realmente não é, como podemos notar ao ver o iPad Pro lidar lindamente com o Leopard e responder às tarefas com absoluta presteza (só as animações deixam um pouco a desejar).

YouTube video

Podemos ver Jules abrir o Terminal, usar os programas da suíte Microsoft Office e navegar pela internet, tudo de forma completamente normal e aceitável. O sistema aceita a conexão de um teclado da Apple e de um Magic Mouse, ambos por Bluetooth, também sem problemas. Curiosamente, ao abrir a tela “Sobre Este Mac”, o OS X afirma estar rodando num processador PowerPC G4 de 900MHz, com 1GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório..

Ainda assim, por trás da aparente simplicidade, há uma boa dose de engenharia: como bem se sabe, o iPad não foi projetado para rodar nada que não o iPadOS, e o Mac OS X que vemos no vídeo está rodando em um emulador — mais precisamente, o UTM, cujo código-base está disponível no GitHub para quem quiser embarcar numa empreitada similar. Isso explica as animações um tanto quanto cortadas e as respostas mais lentas do que se poderia imaginar.

Publicidade

Para quem reclama que o iPad ainda não é capaz de substituir um computador, portanto, taí. 😜

via Cult of Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AppleCare+ para iPad inclui cobertura para o Magic Keyboard

Próx. Post

Twitter para Mac volta a mostrar publicações em tempo real; Google Assistente, Pixelmator e Things 3 são atualizados

Posts Relacionados