Mais um trimestre chegou ao fim recentemente — e, com ele, chegaram os números mais recentes sobre vendas, uso e tendências em todo o mundo dos dispositivos eletrônicos. Nesta semana, a Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) divulgou uma dessas análises [PDF], referente apenas a usuários dos Estados Unidos.
A firma de pesquisa deu uma boa olhada nas vendas de iPhones durante o trimestre fiscal do último mês de março, comparando-as com os resultados da Maçã no mesmo período de 2019. Ao analisar o “mix” do interesse dos consumidores, nenhuma surpresa: o iPhone 11 foi o grande campeão de vendas, representando 37% do total no período.

Com isso, não há mais dúvidas de que o iPhone 11 tomou a coroa do iPhone XR como “menina dos olhos” para os consumidores americanos: no ano passado, o XR tinha representado 38% das vendas totais de iPhones no período, mostrando que os usuários realmente gostam da combinação de especificações atualizadas e preço mais em conta.
No período mais recente, o XR permaneceu como o segundo mais vendido no mix de iPhones, com quase 20% da proporção. O iPhone 11 Pro vem logo depois, seguido pelo 11 Pro Max; há, ainda, uma pequena representação dos modelos 8 e 8 Plus.
Naturalmente, essa distribuição deverá mudar consideravelmente com a chegada do novo iPhone SE. O cofundador da CIRP, Josh Lowitz, afirmou o seguinte:
O iPhone 11 é o modelo dominante na linha. Sem surpresas, ele tomou o lugar do iPhone XR como modelo mais popular da família. Os iPhones 11 Pro e 11 Pro Max, mais caros, melhoraram sua fatia em relação aos iPhones XS e XS Max do ano passado. […] O lançamento do novo iPhone SE, mais vantajoso em preço, e a provável morte dos iPhones 8 e 8 Plus, deverá mudar a distribuição e colocar ainda mais ênfase nos modelos recém-lançados no próximo trimestre.
Usuários mantendo iPhones por mais tempo
Ainda na análise da CIRP, vale destacar esse gráfico mostrando a idade média dos iPhones anteriores de usuários que acabaram de adquirir um dispositivo novo:

Aqui, a atenção principal está na barrinha roxa, que representa iPhones com três anos ou mais: ela vem crescendo continuamente ao longo dos últimos cinco anos, mostrando que os consumidores estão, cada vez mais, mantendo seus smartphones atuais por mais tempo.
Com o ciclo de trocas expandindo-se rapidamente, claro, os desafios da Apple (e das outras fabricantes) passam a ser outros: oferecer motivos para que os consumidores continuem gastando seu rico dinheirinho entre as trocas, além de dar razões para que eles permaneçam com a marca quando chegar a hora de um aparelho novo. Será que a Maçã consegue?
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 4.499,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 416,58
Cores: branca, preta, verde, amarela, roxo e (PRODUCT)RED
Capacidades: 64 GB, 128GB ou 256 GB
Lançamento: setembro de 2019
via 9to5Mac