O melhor pedaço da Maçã.

Criador do teclado FlickType processa Apple por monopólio

Forbes
FlickType no Apple Watch

Após chamar atenção para esquemas de avaliações falsas da App Store, o desenvolvedor Kosta Eleftheriou (criador dos teclados FlickType e Fleksy) resolveu processar a Apple por “abuso de poder, monopólio e por permitir apps fraudulentos em sua loja”.

Publicidade

Eleftheriou está acusando a Maçã de explorar seu controle sobre aplicativos iOS “para fazer bilhões de dólares em lucros às custas de pequenos desenvolvedores de aplicativos e consumidores”. Por conta disso, a empresa está sendo acusada de propaganda enganosa, concorrência desleal, violação do contrato com desenvolvedores, negligência e fraude.

O desenvolvedor também alega que a Apple o abordou para adquirir o FlickType e, depois que o acordo não foi fechado, disse que o app foi repentinamente negado “sem motivo”.

Na verdade, a Apple sistematicamente flexiona sua força de monopólio contra a concorrência por meio da ‌App Store‌ e lucra com práticas fraudulentas galopantes. Se a Apple não pode comprar um aplicativo desejado de um desenvolvedor, ela tenta esmagar esse desenvolvedor por meio de taxas exploratórias e aplicação seletiva de restrições opacas e irracionais.

Após ter sido devidamente aprovado pela equipe da App Store, Eleftheriou explicou que o app FlickType começou a ser alvo de clones que “impactaram suas vendas e avaliações na App Store” — como ele já havia denunciado no mês passado.

FlickType, teclado para iOS e watchOS

Embora a gigante de Cupertino tenha averiguado a reclamação do desenvolvedor e realizado uma “varredura” na sua loja, Eleftheriou apontou que a Apple “falhou em fazer o suficiente para combater os golpes”.

Publicidade

A Apple ainda não comentou o novo processo. Como muitos devem saber, entretanto, a reclamação se junta a uma infinidade de outros processos contra a plataforma de aplicativos da Maçã — a maioria delas com foco no controle da empresa e seu suposto comportamento anticompetitivo.

Veremos no que isso dará.


Ícone do app FlickType - Watch Keyboard
FlickType - Watch Keyboard de Kpaw, LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2024.1 (73.5 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Go Imports vai sortear um PS5 e anuncia novidades na linha de produtos

Próx. Post

Chrome ganha recurso de legendas automáticas universais

Posts Relacionados