O melhor pedaço da Maçã.

Redes Wi-Fi ficarão até 2,5x mais rápidas utilizando a frequência de 6GHz

No Brasil, entretanto, ainda não há planos para essa implementação
TugaTech
Wi-Fi 6GHz

A Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou FCC), órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos (a “Anatel deles”), aprovou a expansão do Wi-Fi para a frequência de 6GHz, aumentando o tamanho da banda em 1.200MHz (quase 5x a largura padrão). O resultado disso é que deveremos ter conexões Wi-Fi até 2,5x mais rápidas, com menos interferência.

Publicidade

De acordo com a Wi-Fi Alliance, órgão que criou o protocolo Wi-Fi 6E (para os dispositivos que operarão em 6GHz), a certificação dessa tecnologia estará disponível no início de 2021. Eles afirmaram, ainda, que a indústria “se uniu de uma maneira sem precedentes” para entregar rapidamente o protocolo ao mercado e permitir a “interoperabilidade mundial de dispositivos Wi-Fi 6E”, à medida que outros países disponibilizam o espectro de 6GHz.

A FCC adotou novas regras para a banda de 6GHz, liberando 1.200 megahertz para aumentar o #WiFi e outros usos não licenciados a fim de introduzir conexões de banda larga mais rápidas e eficientes para o povo americano. #OpenMtgFCC #FCCLive

Os membros da Wi-Fi Alliance antecipavam essa expansão há meses e, nos EUA, a aprovação de uma nova frequência para o Wi-Fi não acontecia desde basicamente a sua implantação oficial, em 1999.

Atualmente, redes Wi-Fi usam as frequências de 2,4GHz e 5GHz, mas as fabricantes agora têm permissão para produzir equipamentos de rede sem fio que usem toda a banda de 6GHz — a qual, anteriormente, era reservada para serviços públicos e backhaul.

Publicidade

Vale lembrar, porém, que essas definições foram aprovadas somente nos EUA; no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações possui regras para o uso da faixa de 6,430GHz a 7,110GHz, destinada a serviços de comunicação via satélite — ainda não há informações sobre as mudanças para o Wi-Fi 6E.

Embora a certificação Wi-Fi 6E só chegue em 2021, os primeiros produtos com ela serão lançados antes do fim deste ano — Broadcom, Intel, Belkin, Netgear e Qualcomm, por exemplo, já anunciaram planos de adoção ao protocolo.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CXXIV

Próx. Post

Apple TV+: minissérie de comédia com Will Ferrell e Paul Rudd, experiência visual de álbum do Pearl Jam e mais

Posts Relacionados