Talvez você não seja familiar ao nome Haptic Touch, mas se você tem um iPhone, certamente já utilizou o recurso: trata-se daquela camada extra de interação, herdeira do finado 3D Touch, a qual permite que você realize um toque longo em determinado elemento para evocar um menu contextual com opções extras.
Ao longo do tempo, a Apple adicionou suporte ao Haptic Touch em várias áreas do iOS — e uma das mais úteis delas é justamente a de notificações: na tela bloqueada, você pode tocar e segurar uma notificação específica para obter opções adicionais em relação a ela, como responder uma mensagem, ativar a “soneca” em um alarme, salvar um artigo sugerido para depois ou arquivar/excluir um email sem sair da tela.
Só tem um problema: o novo iPhone SE, pelo visto, não traz suporte ao Haptic Touch nas notificações.
Os primeiros compradores do novo smartphone da Maçã começaram a perceber a falta do recurso e reclamar sobre ela no Reddit, no Twitter e nos fóruns do MacRumors. Aparentemente, ao tentar interagir com uma notificação na tela bloqueada do novo iPhone SE, nada acontece — você só tem a opção de abrir o app correspondente ou excluir a notificação arrastando-a para o lado.
De resto, o Haptic Touch funciona normalmente no aparelho: você pode pressionar e segurar ícones na tela inicial para obter funções extras, ou ativar a pré-visualização de imagens ou páginas da web no Safari/Mensagens. Apenas as funções relacionadas às notificações em si é que parecem ter sido suspensas, mesmo.
A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso, e, por mais que o ímpeto inicial seja suspeitar que estamos tratando de um bug, aparentemente não é o caso: Matthew Panzarino, do TechCrunch, afirmou — com base em suas fontes — que a coisa toda “está funcionando como o esperado”:
Portanto, taí: a não ser que a Apple surja com uma razão muito forte em breve, teremos consumidores do mundo inteiro reclamando (com razão) que a empresa retirou uma função do seu novo smartphone de entrada de forma arbitrária.
Ou então, quem sabe, a coisa toda será resolvida — aquela boa e velha pressão nunca faz mal — numa futura atualização de software (conforme aconteceu com o iPhone XR, como lembrou Benjamin Mayo). Vamos aguardar.