Como se sabe, o ciclo de vida de um produto da Apple (ou de qualquer empresa) não acaba no momento em que ele é descontinuado — por lei, as fabricantes precisam manter um período de suporte a esses dispositivos mesmo após o fim da sua venda.
No caso da Maçã, a coisa toda funciona da seguinte forma: cinco anos após o encerramento das suas vendas, um produto passa a ser considerado “clássico” — isto é, a empresa não tem mais a obrigação de prestar suporte a ele, mas pode fazê-lo de acordo com a disponibilidade de peças de reposição em suas lojas ou assistências autorizadas (a não ser na Turquia e no estado americano da Califórnia, onde o suporte neste período ainda é obrigatório).
Dois anos após esse período (ou seja, no sétimo aniversário do fim das vendas), os produtos passam a ser considerados “obsoletos” — e aí, resta torcer para que o seu produto não dê mais defeito, já que a rede de assistências autorizadas não mais prestará suporte a ele em nenhum lugar do mundo. Neste caso, o jeito é apelar a uma oficina não-autorizada.
Pois hoje, mais algumas criações da Apple foram adicionados à lista de produtos clássicos. Mais especificamente, refiro-me a alguns modelos de MacBooks Air/Pro fabricados em 2013/14. A lista completa dos modelos pode ser conferida logo abaixo:
- MacBook Air (11 polegadas, meados de 2013)
- MacBook Air (13 polegadas, meados de 2013)
- MacBook Air (11 polegadas, início de 2014)
- MacBook Air (13 polegadas, início de 2014)
- MacBook Pro (13 polegadas, meados de 2014)
A lista completa de produtos clássicos e obsoletos da Apple pode ser conferida nessa página de suporte.
Atualização, por Rafael Fischmann 12/05/2020 às 10:10
Demorou um pouquinho, mas a Apple atualizou o artigo de suporte com os MacBooks Air/Pro supracitados e adicionou também o iPod touch de quinta geração — lançado em setembro de 2012 e descontinuado em julho de 2015, com a chegada da sexta geração.
via MacRumors