O melhor pedaço da Maçã.

Como personalizar as Preferências do Sistema no macOS para facilitar o seu uso

Duas dicas deveras úteis

No macOS, as Preferências do Sistema (System Preferences) são a “central” de solução dos seus problemas: via de regra, trata-se do primeiro “lugar” que você visita quando quer alterar alguma configuração do seu computador ou precisa resolver algum coisa com ele.

Publicidade

Só há um problema: com o passar dos anos, o local foi ganhando mais e mais opções/ícones na sua tela inicial — o que é natural, considerando a progressão natural do desenvolvimento do macOS e o fato de que ele ganha novos recursos e funcionalidades a cada grande versão. Com isso, fica um tanto quanto difícil usar as Preferências do Sistema sem passar uns bons segundos procurando a opção que você quer.

É exatamente para isso que estamos aqui: dar duas dicas que potencialmente tornarão sua relação com as Preferências do Sistema mais amigável e ágil. Vamos lá?

Organize as opções alfabeticamente

De uns tempos para cá, a Apple passou a dispor as opções na tela principal do aplicativo de acordo com o tipo — no topo temos os ícones relacionados ao seu ID Apple e ao Compartilhamento Familiar, enquanto o “bolo” de preferências é dividido em dois subgrupos.

A ideia é boa, mas às vezes tudo o que você precisa é de uma organização de todos os ícones alfabeticamente. Felizmente, isso é possível: basta clicar na opção “Visualizar”, na barra de menus, e selecionar a opção “Organizar Alfabeticamente” — vale notar que, nesse mesmo menu, você pode ter acesso rápido em ordem alfabética a todas as áreas das Preferências do Sistema.

Esconda ícones que você não usa

Não tem o costume de conectar mouses ao seu MacBook? Não tem um iPad dando sopa para usar o recurso Sidecar? Sua solução de backup não passa pelo Time Machine? Nada tema: todos os ícones relativos a preferências que você não usa (ou não usa com frequência, pelo menos) podem ser escondidos para que você encontre o que realmente importa com mais facilidade.

Para fazer isso, basta acessar novamente o menu “Visualizar” e clicar na opção “Personalizar…”. Em seguida, desmarque todos os ícones que você quer esconder e clique em “OK”.

Publicidade

Pronto! Todas as opções menos usadas serão ocultadas imediatamente. Mas não se preocupe: você ainda pode encontrá-las usando a busca das Preferências do Sistema — ou restaurá-las na tela inicial do aplicativo simplesmente realizando o mesmo processo descrito acima.


Gostaram das dicas? Deixem outros conselhos — e também dúvidas, angústias existenciais, críticas ou elogios — logo abaixo. E até a próxima! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Patente da Apple mostra como poderíamos editar mensagens no iMessage

Próx. Post

Faça screenshots de páginas inteiras com essa extensão para o Safari do macOS

Posts Relacionados