Novos produtos lançados no Brasil significa…? Sim, reajustes de preços — ainda mais numa época em que o dólar simplesmente disparou e se valorizou muito ao frente ao real.
Hoje, com o lançamento do novo MacBook Pro de 13 polegadas, a Apple aumentou os preços dos portáteis no país — vale notar que a empresa só mexeu nos preços do modelo de 13″, deixando os valores do de 16″ (lançado em novembro passado) inalterados.
Eis a nossa tabela comparativa:
Produto | Preço antigo | Preço novo | Variação |
---|---|---|---|
MacBook Pro de 13″ (entrada) | R$13.899 | R$14.229 | 2,4% |
MacBook Pro de 13″ (intermediário de entrada) | R$15.899 | R$16.229 | 2,1% |
MacBook Pro de 13″ (intermediário) | R$18.899 | R$21.799 | 15,3% |
MacBook Pro de 13″ (topo-de-linha) | R$20.899 | R$23.799 | 13,9% |
Ainda que aumentos fossem inevitáveis, é difícil entender a lógica do reajuste levando em consideração o aumento de ~2% nos modelos de entrada e acima de 13% nos modelos topos-de-linha. 🤷🏻♂️
Atualização 05/05/2020 às 16:30
Taí uma possível explicação para a escolha da Apple de utilizar chips da Intel de 8ª geração nos modelos mais em conta do MacBook Pro de 13″, e para a discrepância no aumento dos preços dos modelos equipados com o processador Intel de 10ª geração.
Segundo Dave Lee, a performance das gerações é bem parecida — com exceção da parte gráfica, que realmente faz diferença. Os chips mais modernos também são bem mais caros — tanto é que PCs equipados com eles também destoam no quesito preço.