Desde fevereiro passado, especula-se sobre uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Apple para abrir e dar partida em veículos com o iPhone e o Apple Watch, chamada CarKey.
A tecnologia da Maçã, porém, usa uma especificação desenvolvida pelo grupo Car Connectivity Consortium (CCC) chamada Digital Key — cuja segunda geração foi oficialmente lançada e disponibilizada para os membros do consórcio (que incluem, além de Apple, Audi, GM, BMW, Hyundai e Volkswagen).
A Digital Key utiliza a tecnologia NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. para que dispositivos móveis armazenem, autentiquem e compartilhem chaves digitais de veículos de maneira segura e, claro, prática. Entre as vantagens desse padrão, está criptografia de ponta a ponta e suporte ao modo de pouca energia (semelhante ao recurso de reserva de energia do Apple Pay).
Além disso, o CCC já está desenvolvendo a terceira versão do padrão, a qual implantará o uso do Bluetooth de Baixo Consumo (Bluetooth Low Energy, ou BLE) e da Banda Ultralarga (Ultra-Wideband, ou UWB) para fornecer acesso a partir de reconhecimento espacial.
Naturalmente, caberá à Apple escolher, implantar e aprimorar os recursos fornecidos pelo padrão do CCC na CarKey. Nesse sentido, é esperado que o recurso também seja ativado por proximidade (a partir de leitores NFC), de forma que o usuário deverá se autenticar por meio do Face/Touch ID.
Apesar do anúncio feito pelo consórcio, ainda não está claro quando a Apple planeja anunciar seu recurso, mas a previsão é que o iOS 14 traga as primeiras novidades dessa tecnologia; ademais, a BWM poderá ser a primeira montadora a adotar essa novidade.
via MacRumors
Notas de rodapé
- 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.