O melhor pedaço da Maçã.

Mercado mundial de smartphones tem queda forte devido ao Coronavírus

A maioria das fabricantes sofreu os impactos causados pela COVID-19
iPhone 11 Pro à venda

Os resultados financeiros do segundo trimestre fiscal da Apple revelaram uma queda na receita de iPhones, mas não foi só a gigante de Cupertino que sofreu com a redução nas vendas: o mercado mundial de smartphones sofreu um dos maiores declínios devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), segundo pesquisas.

Publicidade

A redução de 6,8% na receita de iPhones colocou a Maçã abaixo da média da queda nas vendas mundiais, segundo algumas das principais firmas de pesquisa — ou seja, embora os resultados tenham sido ruins, a Apple teve um desempenho razoável no cenário global.

Confira, a seguir, como algumas empresas analisaram a queda do mercado:

Embora exista uma tendência de retração do mercado no primeiro trimestre do ano, ao comparar o período de janeiro a março de 2020 com os números de anos anteriores, os resultados mostraram uma das maiores quedas já vistas (com vendas abaixo das 300 milhões de unidades).

Publicidade

O que começou como um problema do lado da oferta, inicialmente limitado à China, transformou-se em uma crise econômica global, com o impacto do lado da demanda começando a aparecer no fim do trimestre.

É praticamente uníssono entre as firmas que os resultados negativos são reflexos das restrições de oferta causadas pela interrupção da cadeia de produção na China, associada à redução da demanda e da incerteza do mercado financeiro em diversos países — tudo isso desencadeado, claro, pela pandemia.

As pesquisas das firmas supracitadas também concordaram quanto à fatia do mercado de cada fabricante, sendo que a Samsung ficou em primeiro lugar em todas elas, seguida pela Huawei e, enfim, pela Apple. Ao examinar os números de uma perspectiva regional, a China experimentou o maior declínio nas vendas, com queda de mais de 20%.

Por fim, é difícil prever como o mercado reagirá às consequências da pandemia nos próximos trimestres. Em muitos casos, à medida em que as incertezas econômicas regionais e mundial permanecem, as fabricantes estão reconsiderando suas perspectivas para 2020 — como a própria Apple.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC20 começará no dia 22 de junho, gratuita para todos os desenvolvedores

Próx. Post

Venda de tablets cai mundialmente, mas recuperação é prevista graças à… pandemia?

Posts Relacionados