O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Governos do Nordeste lançam aplicativo de monitoramento da COVID-19 com suporte a atendimento remoto

Disponível para o Brasil todo, mas com recursos específicos para usuários nordestinos
Aplicativo Monitora COVID-19

O aplicativo Coronavírus – SUS já existe para monitorar possíveis casos da COVID-19 e orientar pacientes a nível nacional, mas iniciativas mais localizadas — especialmente em um período tão crítico para o sistema de saúde e para todos os aspectos da gestão governamental — sempre são louváveis.

Publicidade

Por isso, vale destacar aqui o aplicativo Monitora COVID-19, uma iniciativa do Governo da Bahia e do Consórcio Nordeste.


Ícone do app Monitora Covid-19
Monitora Covid-19 de PRODEB - Cia de Proc. de Dados do Estado da Bahia
Compatível com iPhones
Versão 1.38 (59.9 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Monitora Covid-19Screenshot do app Monitora Covid-19Screenshot do app Monitora Covid-19Screenshot do app Monitora Covid-19Screenshot do app Monitora Covid-19Screenshot do app Monitora Covid-19

Criado pela equipe do cientista Miguel Nicolelis, que coordena o Comitê Científico do grupo, o aplicativo tem como propósito acompanhar cidadãos nordestinos com possíveis sintomas da COVID-19, oferecer orientações e até mesmo atendimento remoto, com profissionais de saúde, por meio da própria plataforma.

Vale notar que usuários das outras regiões do Brasil também podem usar o app, mas sem acesso aos seus recursos específicos para os nordestinos.

Publicidade

Para que o app funcione de maneira efetiva no acompanhamento da doença, os governos do Nordeste fazem a orientação de que todos os cidadãos baixem o software e façam o pré-cadastro na plataforma, sem realizar quaisquer ações adicionais; só será necessário completar as informações caso você esteja doente ou com algum dos sintomas da COVID-19.

Usuários com sintomas da doença podem, então, ter acesso a uma série de opções adicionais: o aplicativo mostra orientações gerais sobre isolamento social e informações sobre a COVID-19, além de listar serviços de saúde nas proximidades para casos mais graves. Pacientes com sintomas médios ou graves podem acessar a seção “Converse conosco”, onde é possível obter um atendimento remoto com um profissional de saúde qualificado de acordo com as suas necessidades.

O uso do aplicativo também tem um aspecto social importante. Com os dados de sintomas e possíveis infecções, o Comitê Científico pode identificar possíveis focos do novo Coronavírus pelo Nordeste e, com isso, acionar os governos de cada estado para o envio de equipes de saúde às áreas afetadas com antecedência, evitando a superlotação de leitos e ajudando na contenção da doença.

Publicidade

O Monitora COVID-19 está disponível gratuitamente na App Store e também no Google Play. Na situação em que estamos, baixá-lo pode ser mais do que útil — pode ser um ato cidadão importante.

dica do Sandro Santos

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Duas janelas do app Word rodando em modo Split View no iPad

Word e PowerPoint agora têm suporte a múltiplas janelas no iPad; Overcast, Reeder e Day One Journal são atualizados

Próximo Artigo
microLED

Apple investirá quase R$2 bilhões em nova fábrica de telas Mini-LED e microLED em Taiwan

Posts Relacionados