O melhor pedaço da Maçã.
RYO Alexandre / Shutterstock.com
iPhone 14 Pro

Displays dos iPhones têm códigos QR para evitar fraudes na fabricação

Com os altos números de unidades de iPhones — entre outros dispositivos — que são fabricados, é natural que haja um número de componentes que não sejam adequados para uso, devendo ser descartados. E a Apple — conhecida pelo extremo cuidado com todos os detalhes dos seus dispositivos — criou um sistema de modo a evitar fraudes nesse âmbito.

Publicidade

Conforme mostrado pelo The Information, apesar de comprar o material de vidro para suas telas da Corning (fabricante do Gorilla Glass), há ainda outra etapa de produção, que ocorre nas fábricas da Lens Technology e da Biel Crystal. Lá, os displays são refinados de modo a se adequarem aos padrões da empresa, entre outros processos.

O interessante é que também são inseridos nos displays dos iPhones dois códigos QR, com o objetivo de aumentar o controle sobre as etapas de fabricação, especialmente no caso de unidades defeituosas. Os códigos têm um tamanho muito pequeno (~0,2mm), só sendo possível visualizá-los com equipamentos especiais; eles também ficam em diferentes locais, a depender da unidade.

A Apple chegou a investir milhões em 2020 para a implementação desses códigos. Tais esforços foram motivados por dificuldades no monitoramento preciso da quantidade de displays defeituosos que eram descartados pelas fábricas, com suspeitas de fraudes desses dados, o que implica custos maiores do processo de produção. Após o início do uso da solução, a proporção de componentes com problemas caiu de 30% para apenas 10%.

Publicidade

Como dito, os códigos não são visíveis a olho nu, embora um seja pouco maior do que outro — apontam-se um grão de areia e a ponta de um giz de cera como referências de tamanho. Eles contêm informações sobre a fabricação de cada de display; o menor é direcionado aos que são supostamente defeituosos, enquanto o outro destina-se aos que de fato apresentam problemas. Com eles, a Apple consegue saber por qual das fábricas o componente passou e outros dados.

A implementação dos códigos não ocorreu após apenas uma mera decisão. Foi necessário enfrentar desafios de engenharia, já que, ao inserir os códigos nos displays — o que é feito usando uma matriz de 625 pontos com laser —, eles ficaram, de início, menos resistentes e mais propensos a quedas.

Ao final, passou-se a não inscrever os códigos de forma tão profunda nos vidros dos displays, evitando os efeitos negativos em matéria de resistência. Os códigos são lidos pela Apple com lentes microscópicas e luzes. Apesar de ter gastado com o desenvolvimento, a empresa economiza ao reduzir os custos com a produção, na medida em que se tem um controle maior das unidades defeituosas.

Publicidade

Ainda segundo o The Information, as duas fornecedoras apresentavam entraves a outras tentativas da Apple de controle de problemas na produção. Isso abria o caminho para fraudes no número de displays defeituosos, o que poderia aumentar o custo de produção do componente sob produto de má-fé.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bateria estufada faz tela de iPhone 15 Pro se desgrudar do chassi

Próx. Post

iPhones 15, 15 Plus e 15 Pro passam por teste de áudio do DXOMARK

Posts Relacionados